Impacto de medidas para esmulo ao uso da bicicleta em viagens ao trabalho: estudo de caso envolvendo funcionários da Companhia Riograndense de Saneamento

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Planejamento Urbano

Veículo

Transportes

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Fernando Schultz Peña Rodrigues, Ana Margarita Larranaga Uriarte, Helena Beatriz Beella Cybis

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Infraestrutura

Palavra chave 2

Logística e transporte

Palavra chave 3

Planejamento

Descrição

O objetivo deste estudo é identificar as questões mais valorizadas pelos potenciais usuários de bicicleta em viagens a trabalho e avaliar o impacto de medidas de estímulo ao uso da bicicleta. Para isto, foi realizado um estudo de caso com os funcionários da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), na cidade de Porto Alegre, por meio de um estudo de Preferência Declarada. Modelos logit ordenados foram utilizados para estimar a probabilidade de uso da bicicleta em diferentes cenários. Os resultados mostraram que a implantação de vestiários, bicicletários, empréstimo de bicicletas, treinamento para funcionários e a presença de ciclovias para o acesso à CORSAN, estimulam a utilização de bicicleta. A disponibilidade de vestiário mostrou-se a variável mais importante. A implantação conjunta de vestiário, bicicletário e bicicletas para empréstimo aumentaria a demanda em 65%. Os procedimentos adotados podem ser facilmente aplicados em outros contextos, expandindo pesquisas desta natureza.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.