Identificação das políticas organizacionais de incentivo ao uso de bicicletas como meio de mobilidade urbana em Porto Alegre/RS

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)

Curso ou área do conhecimento

Administração

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Daniele Eckert

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Rio Grande do Sul

Município

Porto Alegre

Ano da publicação

2012

Palavra chave 1

Gestão ambiental

Palavra chave 2

Incentivo

Palavra chave 3

mobilidade urbana

Palavra chave 4

Sustentabilidade

Descrição

Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre as políticas de incentivo ao uso de bicicleta como meio de transporte em organizações de Porto Alegre/RS. Visando compreender questões relacionadas ao tema, este estudo verifica também se os incentivos oferecidos pelas organizações são vinculados ao programa de gestão socioambiental e se influenciaram os usuários na decisão de utilizar a bicicleta para locomoção ao trabalho. Com base na teoria, buscou-se abordar questões como mobilidade urbana, bicicletas e gestão socioambiental. A pesquisa, realizada em oito organizações, constatou que bicicletários, vestiários, chuveiros, armários, kit de ferramentas e campanhas de promoção são alguns dos componentes das políticas de incentivo ao uso de bicicletas. Observou-se que a grande maioria das organizações estudadas não vincula suas políticas socioambientais ao uso de bicicletas como meio de locomoção ao trabalho. Em relação aos ciclistas, observou-se influência entre as políticas de incentivo das organizações e a decisão de pedalar para o trabalho. Por fim, foram discutidos os demais resultados obtidos e apresentadas as considerações finais.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.