Holanda Uma história de ciclismo inovador
Tipo de publicação
Relatório de Pesquisa
Tipo de autoria
Instituição da Sociedade Civil
Nome do autor
Dutch Cycling Embassy
Língua
Português
Abrangência geográfica
Internacional/Mundial
País
Brasil
Ano da publicação
2010
Palavra chave 1
Cicloativismo
Palavra chave 2
Desenvolvimento
Palavra chave 3
Pesquisa
Palavra chave 4
Planejamento
Palavra chave 5
Políticas Públicas
Descrição
O ciclismo sempre foi popular na Holanda. No entanto, desde os anos 60, a posse de carro e o seu uso cresceu de forma significativa enquanto que o uso da bicicleta decresceu e atingiu seu patamar mais baixo em 1978. Nas cidades teve início uma luta contra os congestionamentos, poluição do ar, uma baixa qualidade de vida e os muitos acidentes rodoviários. Como resultado disso, os governantes decidiram desenvolver uma série de medidas no sentido de promover o ciclismo, caminhadas e tráfego menos agitado, tais como:
> Reduzindo o acesso de carros aos centros das cidades e criando áreas livre de carros;
> Tornando mais caro o estacionamento nos centros das cidades;
> Construindo ciclovias e reduzindo o espaço destinado para carros nas ruas;
> Facilitando o ciclismo através do planejamento de redes cicloviárias, design de ruas,
sinalização, estacionamento e regulamentação;
> Reduzindo a velocidade máxima na maioria das vias urbanas para 30 km/h ou menos;
> Promovendo o ciclismo através do incentivo do uso de bicicleta e desencorajando o uso do carro