GEOGRAFIA E TRANSPORTES: Estudos sobre circulação, mobilidade e acessibilidade
Tipo de publicação
Livro
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Vinícius Polzin Druciaki, Enéas Rente Ferreira, Rafael Rodrigo de Oliveira
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2011
Palavra chave 1
Geografia
Palavra chave 2
Mobilidade
Palavra chave 3
Planejamento
Palavra chave 4
Políticas Públicas
Palavra chave 5
Sustentabilidade
Palavra chave 6
transporte ativo
Descrição
Este livro é o resultado de um trabalho que vem se desenvolvendo a pouco mais de cinco anos, com duas disciplinas oferecidas a alunos de graduação e pós-graduação do Curso de Geografia, IGCE, UNESP, Rio Claro-SP.
Num primeiro momento os alunos apresentavam seus trabalhos, muitos deles de boa qualidade, mas não tinham a necessidade de apresentação de material escrito. Em pouco tempo, inverteu-se a ordem, e começou-se a produzir artigos após a conclusão das disciplinas na graduação e na pós-graduação em Geografia.
Assim esse livro reúne Trabalhos de Conclusão de Curso [TCC] de graduação, bem como resultados de estudos de dissertações de mestrado. Desta maneira, conseguiu-se ao longo desse tempo implementar no curso de Geografia (graduação e pós-graduação) uma visão a cerca do transporte enquanto elemento intrínseco a organização do espaço (até então pouco discutido em nossa realidade), trazendo nesse ensejo as questões de mobilidade, acessibilidade e circulação.
A coletânea de trabalhos reunidos nesse livro será dividida em duas partes. A primeira intitulada circulação e mobilidade no espaço regional traz a luz da discussão geográfica o papel que os sistemas de transporte desempenham na dinâmica de alguns contextos regionais. Trata-se da estruturação e das interações que os objetos técnicos desempenham em uma única região, entre regiões distintas, bem como no contexto urbano-regional. Nessa parte dois tipos de modais são apresentados que são o ferroviário e o rodoviário feito por ônibus. De modo geral é tratado a importância que os modos de transportes tiveram e ainda tem enquanto um elemento estruturador dos espaços regionais, e como isso pode influenciar na forma com que os espaços se relacionam. Percebe-se que gargalos de cunho estrutural, bem como no âmbito da gestão publica sempre pesarão junto com demais fatores, nas problemáticas presentes dos referidos artigos.
No que diz respeito a segunda parte do livro, intitulada mobilidade e acessibilidade no espaço urbano, trouxemos uma diversidade de abordagens que tratam da circulação e mobilidade no espaço urbano, sendo que varias cidades do estado de São Paulo compõem o recorte espacial do estudo. Primeiramente é apresentado a realidade de portadores de deficiência cujas interações espaciais dependem de objetos técnicos adequados, distribuído com equidade na cidade, e que se apresentem de forma acessível àqueles que dependem. A partir disso, será apresentado algumas abordagens a partir de pesquisas e reflexos sobre a relação espaço urbano-acidentes de transito. Será abordado também temas referentes ao modal cicloviario, que por sua vez é um elemento que tem tido cada vez mais espaço nas discussões da geografia dos transportes e urbana. E para finalizarmos será tratado da questão do ciclismo enquanto uma forma de promoção à acessibilidade para a sociedade no âmbito do turismo, mostrando alguns aspectos presentes no espaço geográfico.
Nesse sentido, o intuito central desse livro é dinamizar a produção do conhecimento na área de geografia dos transportes, contribuindo com apontamentos que levem a novos estudos conforme a temática desse livro, auxiliando assim alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores, e demais interessados.
Portanto, boa leitura a todos.
Os autores.