Evolução dos padrões de deslocamento na Região Metropolitana de São Paulo: a necessidade de uma análise de gênero

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Engenharia

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

HAYDÉE SVAB

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

São Paulo

Ano da publicação

2016

Palavra chave 1

Feminismo

Palavra chave 2

Gênero

Palavra chave 3

política pública

Descrição

O presente trabalho aborda questões relativas a análises de comportamento da demanda
por transportes jogando luz sobre as questões de gênero. A revisão de literatura explora
os conceitos de gênero, mobilidade e acessibilidade, bem como busca apresentar resultados
de estudos que analisaram o que ocorre nas intersecções destes conceitos. Para investigar
a sobreposição dessas áreas na Região Metropolitana de São Paulo foram utilizados os
dados das Pesquisas Origem Destino de 1977, 1987, 1997 e 2007 da Cia. do Metropolitano
de São Paulo. Esta dissertação 1

estuda longitudinalmente os padrões de mobilidade e
investiga a hipótese de que existem diferenças entre os padrões de mobilidade feminino e
masculino. Foi construído um banco de dados unificado, base necessária para a elaboração
de estatísticas descritivas, análises de conglomerados e regressões logísticas que pretenderam
identificar grupos de comportamentos semelhantes, traçar os perfis dos grupos formados
e elencar variáveis dependentes e explicativas relevantes para concepção de modelos
de análise desagregada de demanda de transportes. Os grupos formados na análise de
conglomerados majoritariamente coincidiram com os anos das pesquisas, comprovando a
necessidade de se fazer análises longitudinais. Por fim, foi realizada outra segmentação
articulando as variáveis sexo e situação familiar, buscando melhor caracterizar o gênero
como categoria de análise. Para esta última segmentação, foram realizadas regressões
quasi-poisson considerando as variáveis relevantes indicadas nas etapas anteriores. A
partir desse conjunto de regressões, assim como algumas estatísticas descritivas já davam
pistas, foram encontradas diferenças no número total de viagens de homens e mulheres
condicionados a diferentes papeis familiares. A compreensão de que grupos de diferentes
perfis sócio-econômicos têm diferentes mobilidades e acessibilidades pode beneficiar a área
de planejamento de transportes a desenvolver políticas voltadas a algum segmento de
interesse e, assim, fazer uso mais eficientes dos recursos públicos.
Palavras-chaves: gênero; mobilidade; planejamento de transportes; pesquisa origem
destino; Região Metropolitana de São Paulo.

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