Estudo hipotético para avaliação preliminar da resiliência na mobilidade urbana
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Ambiente construído
Veículo
Scielo
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Marcel Carlos Martins, Antônio Nélson Rodrigues da Silva
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
São Paulo
Município
São Carlos
Ano da publicação
2019
Palavra chave 1
mobilidade urbana
Palavra chave 2
Planejamento
Palavra chave 3
Sustentabilidade
Palavra chave 4
transporte ativo
Descrição
O objetivo deste estudo é desenvolver uma estratégia de avaliação da resiliência da mobilidade urbana. A abordagem é baseada em um cenário hipotético em que transportes motorizados estariam impossibilitados de ocorrer por restrições diversas. Portanto, apenas os modos a pé e bicicleta foram considerados para este exercício teórico. As viagens foram inicialmente classificadas em dois grupos, de acordo com sua adaptabilidade ou transformabilidade, sendo as do primeiro grupo consideradas resilientes. Uma terceira categoria teve que ser introduzida, no entanto, para representar outro conjunto de viagens resilientes. Estas são as viagens excepcionais, isto é, viagens a pé ou de bicicleta que são mais longas do que as Distâncias Máximas Possíveis (DMP) definidas para a avaliação da resiliência. Em uma aplicação do método realizado na cidade de São Carlos, SP, com DMP de 3 km e 8 km para viagens a pé e de bicicleta respectivamente, 97,7% das viagens foram classificadas como resilientes, o que é um resultado positivo.
Palavras-chave:
Planejamento de transportes; Modos ativos; Resiliência; Mobilidade urbana