Estudo hipotético para avaliação preliminar da resiliência na mobilidade urbana

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Ambiente construído

Veículo

Scielo

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Marcel Carlos Martins, Antônio Nélson Rodrigues da Silva

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

São Carlos

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

mobilidade urbana

Palavra chave 2

Planejamento

Palavra chave 3

Sustentabilidade

Palavra chave 4

transporte ativo

Descrição

O objetivo deste estudo é desenvolver uma estratégia de avaliação da resiliência da mobilidade urbana. A abordagem é baseada em um cenário hipotético em que transportes motorizados estariam impossibilitados de ocorrer por restrições diversas. Portanto, apenas os modos a pé e bicicleta foram considerados para este exercício teórico. As viagens foram inicialmente classificadas em dois grupos, de acordo com sua adaptabilidade ou transformabilidade, sendo as do primeiro grupo consideradas resilientes. Uma terceira categoria teve que ser introduzida, no entanto, para representar outro conjunto de viagens resilientes. Estas são as viagens excepcionais, isto é, viagens a pé ou de bicicleta que são mais longas do que as Distâncias Máximas Possíveis (DMP) definidas para a avaliação da resiliência. Em uma aplicação do método realizado na cidade de São Carlos, SP, com DMP de 3 km e 8 km para viagens a pé e de bicicleta respectivamente, 97,7% das viagens foram classificadas como resilientes, o que é um resultado positivo.

Palavras-chave:
Planejamento de transportes; Modos ativos; Resiliência; Mobilidade urbana

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