Estudo dos deslocamentos urbanos de Coari, Itacoatiara e Parintins e possíveis influências da topografia na divisão modal
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Geografia
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Jouber da Costa e Silva
Língua
Português
Abrangência geográfica
Estadual
País
Brasil
Estado
Amazonas
Ano da publicação
2016
Palavra chave 1
Geografia
Palavra chave 2
mobilidade urbana
Palavra chave 3
Sustentabilidade
Descrição
O presente estudo tem como temática a mobilidade urbana no interior do estado do Amazonas, com o objetivo de estudar os deslocamentos urbanos, e entender as semelhanças e diferenças dos deslocamentos urbanos e identificar a influência da topografia para com o uso dos modais. Para isso foram escolhidas três cidades: Coari que possui um terreno movimentado. E Itacoatiara e Parintins que possuem terrenos planos. Como hipótese, partiu-se da ideia que em cidades com topografia mais acidentada o uso dos modais não motorizados devem ser menor que em cidades com uma topografia mais plana. Para obtenção dos resultados foram realizados trabalhos de campo com duração de duas semanas em cada cidade. Durante o campo foram contabilizados cinco formas de deslocamentos: carro; motocicleta; mototáxi; modo a pé e bicicleta, durante os horários das 6:00 às 12:30 e 13:30 às 20:00 horas. Os dados demonstram um maior uso da motocicleta em todas as cidades pesquisadas. O carro possui maior percentagem de uso nas cidades de Itacoatiara e Parintins. O modo a pé não apresentou variação significativas entre as cidades, possivelmente em decorrência das condições das calçadas, que são ruins na maior parte das três cidades. No caso da bicicleta verificou-se um menor uso em Coari e maior em Itacoatiara e Parintins. Portanto, o que se pode concluir é que a hipótese inicial do projeto foi, em parte, confirmada. Além da topografia, o fator econômico e a política nacional têm modificado as estratégias da população no que se refere à escolha do modal para os deslocamentos urbanos.