Empregos criados pela indústria e pelas lojas de bicicletas, 2020-2021

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Outra

Nome do autor

Aliança Bike - Associação Brasileira do Setor de Bicicletas

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2021

Palavra chave 1

Economia

Descrição

Este breve estudo apresenta os resultados relativos a empregos com carteira assinada em dois setores da economia da bicicleta no Brasil: o setor industrial e o setor varejista. Foram analisados os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, relativos ao ano de 2020 e aos dois primeiros meses de 2021.

Os resultados indicam um impacto negativo logo no início da pandemia, com muitas demissões especialmente no mês de abril, porém uma rápida recuperação nos meses a partir de maio de 2020 e o balanço positivo do setor tanto ao longo do ano de 2020 quanto já nos dois primeiros meses de 2021.

Importante pontuar, como limitações deste trabalho e da base de dados do CAGED, a concentração de dados apenas nos empregos formais e a ausência de dados de outros setores da economia da bicicleta, como o comércio atacadista de bicicletas e componentes.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.