Diretrizes estratégicas para mobilidade sustentável em campi universitários: campus Recife da UFPE

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Engenharia Civil

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Silmara Rufino de Melo

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Pernambuco

Município

Recife

Ano da publicação

2018

Palavra chave 1

Engenharia

Palavra chave 2

mobilidade urbana

Palavra chave 3

Sustentabilidade

Palavra chave 4

Universidade

Descrição

Nas últimas décadas as grandes cidades têm buscado formas mais eficientes e eficazes de trabalhar a problemática da mobilidade urbana, com foco na sustentabilidade. Busca-se com isso reduzir os efeitos das externalidades negativas provocadas pelo transporte, com vistas a estabelecer critérios e ações para melhorar as condições de vida da sociedade e do meio ambiente. A crise de mobilidade nos grandes centros urbanos se ilustra pelos longos congestionamentos e o tempo gasto pelo cidadão para se deslocar. Dentre as áreas problemáticas se encontram os entornos dos campi universitários que passam por grandes transformações e muitos se caracterizam como importantes polos geradores de viagens. Assim, a busca pela mobilidade urbana sustentável se constitui em um desafio para as gestões universitárias. O objetivo desta dissertação é sugerir diretrizes de mobilidade sustentável para campi universitários. Para propor essas estratégias, optou-se por estudar as condições de acessibilidade e mobilidade no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco. Como metodologia de trabalho, adotou-se a aplicação de questionário a uma amostra representativa de frequentadores do Campus, visando a partir do seu perfil e hábitos, identificar possíveis barreiras e facilidades para a adoção de comportamentos sustentáveis de transportes. A análise dos dados atuais mostra que o transporte coletivo (56%) é o principal modo de transporte utilizado pelos estudantes e o automóvel (70%), o principal utilizado pelos servidores (docentes e técnicos administrativos). Por outro lado, os modos ativos (a pé e bicicleta) atingem percentuais ainda baixos, mas que podem ser incentivados para mudança de comportamento. Análises dos hábitos e opiniões dos usuários permitem propor como diretrizes estratégicas ações que facilitem o gerenciamento da mobilidade. Para incorporar o conceito de mobilidade sustentável, com ampliação da segurança pública e viária, propõem-se melhorias na infraestrutura das vias para pedestres e implantação de ciclovias dentro e no entorno do campus, como também elevar a qualidade e eficiência do transporte coletivo para melhoria do acesso da população ao campus universitário.

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