Diretrizes estratégicas para mobilidade sustentável em campi universitários: campus Recife da UFPE
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Engenharia Civil
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Silmara Rufino de Melo
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Pernambuco
Município
Recife
Ano da publicação
2018
Palavra chave 1
Engenharia
Palavra chave 2
mobilidade urbana
Palavra chave 3
Sustentabilidade
Palavra chave 4
Universidade
Descrição
Nas últimas décadas as grandes cidades têm buscado formas mais eficientes e eficazes de trabalhar a problemática da mobilidade urbana, com foco na sustentabilidade. Busca-se com isso reduzir os efeitos das externalidades negativas provocadas pelo transporte, com vistas a estabelecer critérios e ações para melhorar as condições de vida da sociedade e do meio ambiente. A crise de mobilidade nos grandes centros urbanos se ilustra pelos longos congestionamentos e o tempo gasto pelo cidadão para se deslocar. Dentre as áreas problemáticas se encontram os entornos dos campi universitários que passam por grandes transformações e muitos se caracterizam como importantes polos geradores de viagens. Assim, a busca pela mobilidade urbana sustentável se constitui em um desafio para as gestões universitárias. O objetivo desta dissertação é sugerir diretrizes de mobilidade sustentável para campi universitários. Para propor essas estratégias, optou-se por estudar as condições de acessibilidade e mobilidade no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco. Como metodologia de trabalho, adotou-se a aplicação de questionário a uma amostra representativa de frequentadores do Campus, visando a partir do seu perfil e hábitos, identificar possíveis barreiras e facilidades para a adoção de comportamentos sustentáveis de transportes. A análise dos dados atuais mostra que o transporte coletivo (56%) é o principal modo de transporte utilizado pelos estudantes e o automóvel (70%), o principal utilizado pelos servidores (docentes e técnicos administrativos). Por outro lado, os modos ativos (a pé e bicicleta) atingem percentuais ainda baixos, mas que podem ser incentivados para mudança de comportamento. Análises dos hábitos e opiniões dos usuários permitem propor como diretrizes estratégicas ações que facilitem o gerenciamento da mobilidade. Para incorporar o conceito de mobilidade sustentável, com ampliação da segurança pública e viária, propõem-se melhorias na infraestrutura das vias para pedestres e implantação de ciclovias dentro e no entorno do campus, como também elevar a qualidade e eficiência do transporte coletivo para melhoria do acesso da população ao campus universitário.