Dinamização da mobilidade sustentável no município do Barreiro – A integração da bicicleta no sistema de deslocações urbanas e quotidianas
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Ciência e Engenharia
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Ana Rita Bolinhas Lousa
Língua
Português
Abrangência geográfica
País estrangeiro específico
País
Portugal
Estado
São Paulo
Município
Bento de Abreu
Ano da publicação
2013
Palavra chave 1
Ciclovias/ciclofaixas
Palavra chave 2
Mobilidade Sustentável
Palavra chave 3
Sustentabilidade
Palavra chave 4
transporte ativo
Descrição
O presente Relatório de Estágio tem por objetivo apresentar o trabalho efetuado durante
cinco meses de estágio curricular, no âmbito da componente não-letiva do curso de mestrado em
Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território, lecionado na Faculdade de Ciências e
Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
O estágio desenvolveu-se na instituição de acolhimento da Câmara Municipal do Barreiro
(CMB), nomeadamente no Departamento de Planeamento e Gestão Urbana – Divisão de
Planeamento e Ordenamento do Território, entre Fevereiro e Julho de 2013. São orientadores do
presente estágio, a Professor Doutor José Carlos Ferreira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, a
arquiteta Patrícia Pio e o engenheiro Milton Gomes, da Câmara Municipal do Barreiro. O ponto-chave
deste estágio passou pela aplicação dos conhecimentos adquiridos, durante a componente curricular,
às exigências do mercado de trabalho.
Os objetivos do estágio consistiam no desenvolvimento de competências e na aquisição de
conhecimentos na área do planeamento e do ordenamento do território, na perspetiva do
planeamento e da dinamização da mobilidade sustentável. Aprender a trabalhar numa equipa que
desenvolve a sua atividade numa autarquia local era também uma prioridade. Tive oportunidade de
trabalhar na área da mobilidade, temática esta cada vez mais importante nos dias que correm, devido
ao facto de atualmente se verificar uma crescente utilização do automóvel privado, em detrimento dos
modos suaves de transporte ou do transporte coletivo, o que tem como consequência uma
degradação progressiva do meio ambiente e da qualidade de vida das populações.
No decorrer do estágio, participei na elaboração do projeto da Rede Ciclável do Barreiro
(RCB), projeto inovador e pioneiro no nosso país, no que diz respeito à dinamização da utilização da
bicicleta enquanto modo de transporte quotidiano, em curtas distâncias.
Para além dos saberes adquiridos ao longo de cinco anos de formação em Urbanismo e
Ordenamento do Território, foi fundamental a colaboração dos orientadores de estágio, os quais
foram fundamentais para o desenvolvimento dos trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos seis
meses, bem como para a elaboração do presente Relatório de Estágio.
PALAVRAS-CHAVE: Barreiro, Mobilidade Sustentável, Percursos Cicláveis, Modos Suaves,
Rede Ciclável do Barreiro, Bicicleta, Planeamento.