Difusão da política cicloviária no município de São Paulo: resistências, apoios e o papel da mídia
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Administração Pública
Veículo
Revista de Administração Pública
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Cristiane Kerches da Silva Leite, Maurício Feijó Cruz, Lucas Bravo Rosin
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
São Paulo
Município
São Paulo
Ano da publicação
2018
Palavra chave 1
imprensa
Palavra chave 2
mobilidade urbana
Palavra chave 3
Políticas Públicas
Descrição
São Paulo é uma megalópole com um padrão de ocupação marcado pelo protagonismo do automóvel, mas, recentemente, a agenda de mobilidade urbana ganhou novos significados e mobilizou novos atores. A partir da perspectiva teórica pós-positivista e das teorias de difusão de políticas públicas, buscou-se discutir como a ideia da política cicloviária se originou, se adaptou e enfrentou resistências no contexto político e social do município de São Paulo no governo Fernando Haddad (Partido dos Trabalhadores). Como resultado de pesquisa destacam-se, de um lado, o papel da comunidade política e epistêmica dos cicloativistas e o papel empreendedor do prefeito Haddad como elementos de apoio político. Em contraste, a imprensa paulistana desempenhou papel opositor à implementação da política, agindo como ator político no subsistema da política cicloviária, por meio do ataque sistemático à imagem das infraestruturas implantadas para as bicicletas.