Difusão da política cicloviária no município de São Paulo: resistências, apoios e o papel da mídia

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Administração Pública

Veículo

Revista de Administração Pública

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Cristiane Kerches da Silva Leite, Maurício Feijó Cruz, Lucas Bravo Rosin

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

São Paulo

Ano da publicação

2018

Palavra chave 1

imprensa

Palavra chave 2

mobilidade urbana

Palavra chave 3

Políticas Públicas

Descrição

São Paulo é uma megalópole com um padrão de ocupação marcado pelo protagonismo do automóvel, mas, recentemente, a agenda de mobilidade urbana ganhou novos significados e mobilizou novos atores. A partir da perspectiva teórica pós-positivista e das teorias de difusão de políticas públicas, buscou-se discutir como a ideia da política cicloviária se originou, se adaptou e enfrentou resistências no contexto político e social do município de São Paulo no governo Fernando Haddad (Partido dos Trabalhadores). Como resultado de pesquisa destacam-se, de um lado, o papel da comunidade política e epistêmica dos cicloativistas e o papel empreendedor do prefeito Haddad como elementos de apoio político. Em contraste, a imprensa paulistana desempenhou papel opositor à implementação da política, agindo como ator político no subsistema da política cicloviária, por meio do ataque sistemático à imagem das infraestruturas implantadas para as bicicletas.

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