Diagnóstico Cicloviário de Florianópolis

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Ipuf - Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Santa Catarina

Município

Florianópolis

Ano da publicação

2002

Palavra chave 1

Diagnóstico

Palavra chave 2

divisão modal

Palavra chave 3

Perfil de ciclistas

Palavra chave 4

Planejamento

Palavra chave 5

sócio-econômico

Descrição

Com o objetivo de conhecer a realidade do usuário da bicicleta no Município de Florianópolis, incluindo seu perfil sócio-econômico, suas principais movimentações diárias, suas dificuldades e ansiedades quanto ao uso do veículo de sua predileção, o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis – IPUF programou a realização de contagens de tráfego e entrevistas com ciclistas em algumas vias da cidade.
Com base em informações obtidas junto a associações de ciclistas e, ainda, tomando emprestado o conhecimento de alguns técnicos do próprio Instituto, foram programados contagens em nove pontos do sistema viário, para o período de uma semana. Tal pesquisa teve por objetivo comparar a movimentação de ciclistas e suas bicicletas com outros veículos componentes do tráfego urbano.
Na seleção dos pontos foi considerado o seu posicionamento geográfico no território municipal, de tal forma que fosse possível obter uma cobertura parcial da ilha e do continente. Ressalta-se que outros pontos, tão importantes quanto os selecionados, foram deixados para uma outra oportunidade de pesquisa. Nessa situação pode-se citar algumas vias das localidades de Ingleses, Canasvieiras, Rio Tavares e outros. Para essas duas últimas localidades está prevista a implantação de bicicletário no terminal de integração do transporte coletivo, recentemente construído mas ainda sem operação.
O número de entrevistas realizadas está muito acima do que normalmente é obtido em pesquisas dessa natureza, ou seja, ocorreu amostra de 27% dos ciclistas observados na contagem veicular.
Este documento consubstancia três tipos de informações: 1) dados da contagem volumétrica nos 9 pontos selecionados; 2) resultados das 244 entrevistas aplicadas; 3) comentários técnicos gerais acompanhados de análise dos resultados obtidos nos dois tipos de levantamentos.

O Diagnóstico foi coordenado pelo Arq. Antonio Carlos de Mattos Miranda.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.