DETERMINANTES DO CICLISMO URBANO PELA PERSPECTIVA DO MODELO ECOLÓGICO DE BRONFENBRENNER
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
ecologia
Veículo
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Priscilla Dutra Dias Viola et al.
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
Ano da publicação
2021
Palavra chave 1
Ecologia
Palavra chave 2
Sustentabilidade
Descrição
Objetivo: O comportamento humano é complexo, resultante de interações dinâmicas entre pessoa e ambiente. O estudo dos determinantes em um modelo ecológico pode ser útil para entender essa complexidade. Em se tratando do ciclismo, pesquisas anteriores identificaram vários determinantes individuais e ambientais que podem influenciar o comportamento e a probabilidade de pedalar. O objetivo deste artigo é fornecer uma estrutura analítica integrando os determinantes do ciclismo em uma análise na perspectiva do modelo ecológico de Bronfenbrenner.
Metodologia: Por meio de uma revisão da literatura foram selecionados artigos científicos que incluem estudos realizados em diversas cidades das Américas, Europa e Ásia.
Resultados: O artigo apresenta os fatores determinantes para o deslocamento o ciclismo urbano em um diagrama baseado no modelo ecológico de Bronfenbrenner.
Limitações da pesquisa: Pesquisas adicionais, que podem incluir uma revisão sistemática ou umbrella review, poderiam ser realizadas para confirmar os fatores determinantes que influenciam o deslocamento de bicicletas em áreas urbanas. Além disso, é necessário um trabalho mais amplo para entender quais fatores influenciam a adesão das bicicletas compartilhadas e como se enquadram no modelo ecológico proposto por Bronfenbrenner.
Originalidade: O artigo fornece diretrizes para uma estrutura analítica que pode ser uma ferramenta útil em estudos de caso ou pesquisa comparativa sobre mobilidade e urbanismo. PALAVRAS-CHAVE: ciclismo, fatores, determinantes, modelo ecológico, Bronfenbrenner