Desenvolvimento de uma bicicleta elétrica num contexto identitário português

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Departamento de Engenharia Mecânica

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Luís André Castro Freitas

Língua

Português

Abrangência geográfica

País estrangeiro específico

País

Portugal

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

Desenvolvimento Sustentável

Palavra chave 2

Elétricas

Palavra chave 3

Infraestrutura

Descrição

A indústria das bicicletas portuguesas tem uma história de sucesso, sobretudo no distrito de Aveiro, onde chegaram a existir perto de 70 empresas ligadas ao cicloturismo e aos utilizadores da bicicleta e 26 ligadas ao fabrico e montagem de motorizadas. Estas empresas, dedicadas à conceção e produção de bicicletas, são guardiãs do nosso legado industrial e simbólico nas áreas da metalomecânica, das engenharias e da cultura e, claro está, do desenho industrial. Esta condição coloca Portugal na primeira posição do ranking europeu de exportação de bicicletas em 2019. A mobilidade sustentável é hoje uma das principais exigências colocadas pela sociedade em que vivemos para a redução da sua pegada ecológica. A bicicleta elétrica surge como resposta a essa exigência e é apontada como sendo o futuro das deslocações de pequeno curso. Neste contexto, observou-se a existência de um nicho (praticantes de surf) que pode usufruir das caraterísticas deste meio de transporte aliando a necessidade aos ideais ecológicos que pratica. Com base nesta necessidade desenvolveu-se uma bicicleta elétrica para responder aos desafios da mobilidade dos surfistas. Foram abordados temas como a mobilidade, a bicicleta, o surf e a motorizada, formando uma base para o desenvolvimento da bicicleta elétrica. No processo de criação teve-se como principal inspiração a Casal Boss, uma das mais icónicas motorizadas nacionais, cruzando a sua linguagem com todas as considerações necessárias para suprir as necessidades de locomoção dos surfistas.

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