Desenvolvimento de uma bicicleta elétrica num contexto identitário português
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Departamento de Engenharia Mecânica
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Luís André Castro Freitas
Língua
Português
Abrangência geográfica
País estrangeiro específico
País
Portugal
Ano da publicação
2020
Palavra chave 1
Desenvolvimento Sustentável
Palavra chave 2
Elétricas
Palavra chave 3
Infraestrutura
Descrição
A indústria das bicicletas portuguesas tem uma história de sucesso, sobretudo no distrito de Aveiro, onde chegaram a existir perto de 70 empresas ligadas ao cicloturismo e aos utilizadores da bicicleta e 26 ligadas ao fabrico e montagem de motorizadas. Estas empresas, dedicadas à conceção e produção de bicicletas, são guardiãs do nosso legado industrial e simbólico nas áreas da metalomecânica, das engenharias e da cultura e, claro está, do desenho industrial. Esta condição coloca Portugal na primeira posição do ranking europeu de exportação de bicicletas em 2019. A mobilidade sustentável é hoje uma das principais exigências colocadas pela sociedade em que vivemos para a redução da sua pegada ecológica. A bicicleta elétrica surge como resposta a essa exigência e é apontada como sendo o futuro das deslocações de pequeno curso. Neste contexto, observou-se a existência de um nicho (praticantes de surf) que pode usufruir das caraterísticas deste meio de transporte aliando a necessidade aos ideais ecológicos que pratica. Com base nesta necessidade desenvolveu-se uma bicicleta elétrica para responder aos desafios da mobilidade dos surfistas. Foram abordados temas como a mobilidade, a bicicleta, o surf e a motorizada, formando uma base para o desenvolvimento da bicicleta elétrica. No processo de criação teve-se como principal inspiração a Casal Boss, uma das mais icónicas motorizadas nacionais, cruzando a sua linguagem com todas as considerações necessárias para suprir as necessidades de locomoção dos surfistas.