Da priorização dos meios de transportes públicos e não-motorizados: o caso do Bicicleta Integrada
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Políticas Públicas
Veículo
21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito
Tipo de autoria
Instituição pública
Nome do autor
Secretaria de Conservação e Serviços Públicos - Fortaleza
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Ceará
Município
Fortaleza
Ano da publicação
2017
Palavra chave 1
Compartilhamento
Palavra chave 2
Equidade
Palavra chave 3
mobilidade urbana
Palavra chave 4
Sustentabilidade
Palavra chave 5
Transporte público
Descrição
Desde meados de 2014, Fortaleza vem implementando diversas ações que buscam tornar
mais seguro e eficiente o transporte por bicicleta na cidade. As ações iniciaram dentro de um
contexto que se mostrou favorável devido a questões locais e externas, tais como: forte
vontade política, o crescimento do cicloavitismo na cidade e a criação do instrumento legal
Plano Diretor Cicloviário Integrado – PDCI, no ano de 2014.
A partir da aprovação do PDCI, através da lei 10.303 de 23 de dezembro de 2014, foi criada
a Gestão Cicloviária do Município de Fortaleza (FORTALEZA, 2014), formada por uma equipe
técnica de arquitetos e engenheiros com foco na implementação do plano, que se tornou de
fato um importante instrumento para o município, com diretrizes para nortear as ações de
políticas cicloviárias no horizonte de ação até o ano de 2030, garantindo a priorização do
transporte cicloviário, com metas para implantação de infraestruturas cicloviárias, diretrizes
para elaboração de projetos, assim como a proposição de projetos e ações para incentivar o
uso da bicicleta.