CORRIDA CICLOVIÁRIA: UMA AVALIAÇÃO DA REDE DE CICLOVIAS IMPLANTADA NO DISTRITO FEDERAl
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Arquitetura e urbanismo
Veículo
XVI Enampur
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Claudio Oliveira da Silva
Língua
Português
Abrangência geográfica
Estadual
País
Brasil
Estado
Distrito Federal
Ano da publicação
2015
Palavra chave 1
Avaliação
Palavra chave 2
Rede Cicloviária
Descrição
Estudos para implementar no Distrito Federal (DF) políticas cicloviárias já vinham sendo realizados pelo governo local desde a década de 2000, como aqueles emanados do “curso de extensão sobre planejamento cicloviário” promovido em 2003 pelo Departamento de Estradas e Rodagens – DER/DF (Rodrigues, 2013). No ano de 2005 aconteceu o primeiro sinal de institucionalização quando foi criado, por meio do Decreto nº 26.236, o Grupo de Trabalho para elaborar o Programa Cicloviário do Distrito Federal. Em julho de 2006 mais um passo foi dado por meio da Lei nº 3.885 que assegurou, sob coordenação do Poder Executivo, a política de mobilidade urbana cicloviária de incentivo ao uso da bicicleta no DF. Mas foi em 2007, em termos políticos, que o tema ganhou mais força por meio da criação de uma gerência de projeto específica vinculada ao gabinete do governador. Para Velloso, “a criação de uma célula [a gerência] de promoção da bicicleta no âmbito da administração pública foi a condição primeira para o desenvolvimento de uma política de promoção da bicicleta no Distrito Federal” (Velloso, 2007, p.2). Assim nasceu o primeiro programa cicloviário do governo então denominado Pedala DF. Numa época quando pouco havia de infraestrutura destinada a ciclistas no DF, o programa já incorporava a meta ambiciosa de construir 600km de malha cicloviária1.