Consumo e felicidade: reflexões sobre cicloviagens
Tipo de publicação
Livro
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Camila de Almeida Teixeira & Fátima Priscila Morela Edra
Língua
Português
Abrangência geográfica
Internacional/Mundial
Ano da publicação
2021
Palavra chave 1
Cicloturismo
Palavra chave 2
Experiência turística
Palavra chave 3
Turismo de Bicicleta
Descrição
O conteúdo deste capítulo tem o objetivo de apresentar uma reflexão a respeito do consumo realizado por cicloviajantes no decorrer das cicloviagens, segmento do turismo caracterizado pelo uso da bicicleta como modo de transporte ao
longo de todo o percurso, desde a origem até o(s) destino(s) turístico(s). O desenvolvimento do conteúdo sobre consumo se baseou em alguns capítulos da obra “A arte da vida e vida para consumo” cujo autoria é de Zygmunt Bauman. Já para
pensar sobre o consumo no contexto das cicloviagens, foram utilizadas as obras “De bike, o Sul da França é outra história” e “300 dias de bicicleta”, publicações que apresentam relatos de cicloviajantes, Caruso e Schmid, respectivamente, sobre suas
cicloviagens. O estudo demonstrou que, ainda que os cicloviajantes possuam um consumo controlado, não deixam de ser consumidores. O fato é que as cicloviagens apresentam como característica o consumo de experiências em sobreposição ao
consumo de bens materiais. Assim, planejamento de viagens com menos conforto devido à menor quantidade de roupas levadas e hospedagens mais em conta e sem “dia de compras” e/ou aquisição de souvenir se apresentam como uma escolha que
se acredita ser aquela que trará felicidade e não como o reflexo da condição financeira do cicloviajante.