Consumo e felicidade: reflexões sobre cicloviagens

Tipo de publicação

Livro

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Camila de Almeida Teixeira & Fátima Priscila Morela Edra

Língua

Português

Abrangência geográfica

Internacional/Mundial

Ano da publicação

2021

Palavra chave 1

Cicloturismo

Palavra chave 2

Experiência turística

Palavra chave 3

Turismo de Bicicleta

Descrição

O conteúdo deste capítulo tem o objetivo de apresentar uma reflexão a respeito do consumo realizado por cicloviajantes no decorrer das cicloviagens, segmento do turismo caracterizado pelo uso da bicicleta como modo de transporte ao
longo de todo o percurso, desde a origem até o(s) destino(s) turístico(s). O desenvolvimento do conteúdo sobre consumo se baseou em alguns capítulos da obra “A arte da vida e vida para consumo” cujo autoria é de Zygmunt Bauman. Já para
pensar sobre o consumo no contexto das cicloviagens, foram utilizadas as obras “De bike, o Sul da França é outra história” e “300 dias de bicicleta”, publicações que apresentam relatos de cicloviajantes, Caruso e Schmid, respectivamente, sobre suas
cicloviagens. O estudo demonstrou que, ainda que os cicloviajantes possuam um consumo controlado, não deixam de ser consumidores. O fato é que as cicloviagens apresentam como característica o consumo de experiências em sobreposição ao
consumo de bens materiais. Assim, planejamento de viagens com menos conforto devido à menor quantidade de roupas levadas e hospedagens mais em conta e sem “dia de compras” e/ou aquisição de souvenir se apresentam como uma escolha que
se acredita ser aquela que trará felicidade e não como o reflexo da condição financeira do cicloviajante.

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