CONSTRUINDO UM NOVO PARADIGMA PARA A MOBILIDADE URBANA EM GOIÂNIA

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Instituição pública

Nome do autor

Inove

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Goiás

Município

Goiânia

Ano da publicação

2010

Palavra chave 1

Infraestrutura

Palavra chave 2

mobilidade urbana

Palavra chave 3

Planejamento

Palavra chave 4

Políticas Públicas

Descrição

Esse Caderno faz parte de uma iniciativa de docentes da Universidade Federal de Goiás, do

curso de Arquitetura e Urbanismo, que juntos acreditam na possibilidade de se construir um novo

paradigma para a mobilidade na cidade de Goiânia. Essa iniciativa tomou corpo como um projeto de

extensão (“Construindo um novo paradigma para a mobilidade em Goiânia”), que abrange o conhecimento nas ciências sociais aplicadas referente ao planejamento urbano e regional, e os métodos e

técnicas para esse planejamento, tendo como público alvo técnicos e gestores municipais – visando

sua contribuição na formulação, implementação e acompanhamento das políticas prioritárias ao

desenvolvimento da região metropolitana de Goiânia – e com sua devida importância, docentes e

discentes da Universidade.

O programa dessa proposta foi dividido em três Ações Temáticas, sendo estas: Mobilidade

Urbana – com conceito de mobilidade, suas diretrizes e sua aplicação para Goiânia e cidades do

entorno; Alternativas de deslocamento sustentável – foco em ciclovias e sua possibilidade de integra-

ção com o transporte coletivo; e Acessibilidade Universal – foco nas calçadas e edificações públicas e

de uso coletivo.

O objeto de estudo é Goiânia, uma cidade em constante transformação e crescimento, e hoje

possui uma população em torno de 1.281.975 habitantes (IBGE, 2009). Insere-se em uma região

metropolitana, constituída oficialmente pela Lei complementar 27 de 1999 e formada por onze

municípios: Abadia, Trindade, Goianira, Santo Antônio de Goiás, Nerópolis, Goianápolis, Senador

Canedo, Aparecida de Goiânia, Hidrolândia e Aragoiânia (Observatório das Metrópolis, 2010). Se

inserida em sua região metropolitana passa comportar 2.150.097 habitantes (IBGE, 2009).

Os problemas inerentes às grandes cidades também são observados em Goiânia e em seus

municípios lindeiros, onde a infra-estrutura urbana tenta acompanhar o crescimento, principalmente a

de transporte. Com esse crescimento, cresce também, cada vez mais, o número de deslocamentos das

pessoas, com o objetivo de viabilizarem a realização de suas atividades diárias. Dessa forma, é necessá-

rio, para proporcionar mobilidade às pessoas, que a infra-estrutura, especificamente de transportes,

acompanhe esse crescimento.

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