CONSTRUINDO UM NOVO PARADIGMA PARA A MOBILIDADE URBANA EM GOIÂNIA
Tipo de publicação
Relatório de Pesquisa
Tipo de autoria
Instituição pública
Nome do autor
Inove
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Goiás
Município
Goiânia
Ano da publicação
2010
Palavra chave 1
Infraestrutura
Palavra chave 2
mobilidade urbana
Palavra chave 3
Planejamento
Palavra chave 4
Políticas Públicas
Descrição
Esse Caderno faz parte de uma iniciativa de docentes da Universidade Federal de Goiás, do
curso de Arquitetura e Urbanismo, que juntos acreditam na possibilidade de se construir um novo
paradigma para a mobilidade na cidade de Goiânia. Essa iniciativa tomou corpo como um projeto de
extensão (“Construindo um novo paradigma para a mobilidade em Goiânia”), que abrange o conhecimento nas ciências sociais aplicadas referente ao planejamento urbano e regional, e os métodos e
técnicas para esse planejamento, tendo como público alvo técnicos e gestores municipais – visando
sua contribuição na formulação, implementação e acompanhamento das políticas prioritárias ao
desenvolvimento da região metropolitana de Goiânia – e com sua devida importância, docentes e
discentes da Universidade.
O programa dessa proposta foi dividido em três Ações Temáticas, sendo estas: Mobilidade
Urbana – com conceito de mobilidade, suas diretrizes e sua aplicação para Goiânia e cidades do
entorno; Alternativas de deslocamento sustentável – foco em ciclovias e sua possibilidade de integra-
ção com o transporte coletivo; e Acessibilidade Universal – foco nas calçadas e edificações públicas e
de uso coletivo.
O objeto de estudo é Goiânia, uma cidade em constante transformação e crescimento, e hoje
possui uma população em torno de 1.281.975 habitantes (IBGE, 2009). Insere-se em uma região
metropolitana, constituída oficialmente pela Lei complementar 27 de 1999 e formada por onze
municípios: Abadia, Trindade, Goianira, Santo Antônio de Goiás, Nerópolis, Goianápolis, Senador
Canedo, Aparecida de Goiânia, Hidrolândia e Aragoiânia (Observatório das Metrópolis, 2010). Se
inserida em sua região metropolitana passa comportar 2.150.097 habitantes (IBGE, 2009).
Os problemas inerentes às grandes cidades também são observados em Goiânia e em seus
municípios lindeiros, onde a infra-estrutura urbana tenta acompanhar o crescimento, principalmente a
de transporte. Com esse crescimento, cresce também, cada vez mais, o número de deslocamentos das
pessoas, com o objetivo de viabilizarem a realização de suas atividades diárias. Dessa forma, é necessá-
rio, para proporcionar mobilidade às pessoas, que a infra-estrutura, especificamente de transportes,
acompanhe esse crescimento.