Como grandes cidades do mundo monitoram o aumento de viagens em bicicleta?

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

Ciclocidade

Língua

Português

Abrangência geográfica

Internacional/Mundial

Ano da publicação

2022

Palavra chave 1

Contagem

Palavra chave 2

georreferenciamento

Palavra chave 3

Monitoramento

Descrição

O objetivo do PlanClima é que a capital paulista salte de uma participação de 0,8% das viagens em bicicleta para 4% do total de viagens até 2030, quintuplicando o patamar atual registrado pela pesquisa Origem-Destino de 2017. Para enfrentar este desafio, é preciso criar mecanismos adequados de monitoramento, com periodicidade e frequência compatíveis ao exigido para o cumprimento da meta.

Este relatório busca contribuir para esta discussão ao examinar como quatro grandes cidades do mundo estabeleceram e atualmente monitoram suas metas relacionadas ao aumento de viagens por bicicleta. Também são observados como dados e relatórios relacionados a tal monitoramento são disponibilizados publicamente. Dados sobre a cidade de São Paulo são trazidos para fins de comparação.

O primeiro requisito para a escolha dos locais a serem analisados era que o município houvesse reconhecido que a bicicleta possui um papel a ser desempenhado no contexto da emergência climática. Tal reconhecimento, necessariamente, deveria estar expresso em metas concretas de redução de emissões, como parte das quais – a exemplo de São Paulo – o aumento da participação da bicicleta frente ao total de viagens estivesse delineado e com prazo definido. Um segundo requisito era que a cidade apresentasse porte equivalente, ou pelo menos próximo, ao da capital paulista, principalmente com relação à população residente e à dimensão de seu território.

 

 

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.