Cobertura de segurança no trânsito: um guia para jornalistas

Tipo de publicação

Manual

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

WHO - World Health Organization

Língua

Português

Abrangência geográfica

Internacional/Mundial

Ano da publicação

2015

Palavra chave 1

Comunicação

Palavra chave 2

Educação

Palavra chave 3

Jornalismo

Palavra chave 4

Segurança viária

Palavra chave 5

Violência viária

Descrição

Este guia é resultado de quatro anos de trabalho com a mídia, em dez países, sobre o tema da segurança no trânsito. Entre 2011 e 2014, a OMS contemplou mil e trezentos jornalistas por meio de workshops a respeito de segurança no trânsito na esperança de aumentar o interesse, o conhecimento e a compreensão sobre esse assunto surpreendentemente complexo. O resultado final que buscamos é ter não apenas um número maior de maté- rias publicadas e sim reportagens mais atraentes e abrangentes sobre as lesões causadas pelo trânsito e seu impacto na vida das pessoas.

 

Todos os dias, cerca de 3.400 pessoas morrem no trânsito em todo o mundo. Vidas são drasticamente transformadas em questão de segundos. Mas ao tempo em que esses acontecimentos muitas vezes se tornam notícia, as matérias completas por trás desses eventos – o quê, quem, quando, por que e como esses poderiam ter sido evitados – nem sempre são bem desenvolvidas.

 

Contudo, as lesões e mortes no trânsito podem ser prevenidas. A Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, proclamada pelas Nações Unidas, destaca principalmente – mas não exclusivamente – as experiências dos países de alta renda, voltadas a iniciativas concretas e eficazes para mudar o modo como as pessoas se portam nas vias, melhorar as condições das vias e dos veículos que nelas trafegam, bem como os sistemas de atendimento de emergência. Neste contexto da “Década de Ação”, esforços vem sendo envidados para que tais experiências sejam repassadas aos países de baixa e média renda, nos quais a rápida motorização tornou-se flagrante e onde ocorrem mais de 90% das mortes no trânsito.

 

Sabemos que muitas pessoas morrem desnecessariamente nas vias em todo o mundo, mesmo nos países de renda alta, e sabemos como evitar essas mortes. Contudo, infelizmente, tal conhecimento não costuma encontrar espaço no noticiário, salvo em raras ocasiões. O objetivo deste guia é mudar este cenário.

 

Nas páginas seguintes, os jornalistas poderão encontrar novas abordagens, exemplos de matérias, projetos de todas as partes do mundo e dicas de editores, repórteres e especialistas em saúde pública.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.