Cidadãos e municípios promovendo a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Mobilidade urbana

Veículo

21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

André Geraldo Soares, JP Amaral

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2017

Palavra chave 1

Planejamento

Palavra chave 2

Plano de mobilidade urbana

Palavra chave 3

PNMU

Descrição

A Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU (Lei 2.587/12)l determinou que a partir de
2015, prazo agora atualizado para abril de 2019, os municípios com mais de 20.000
habitantes precisam elaborar seus Planos de Mobilidade Urbana – PMU, garantindo
prioridade aos meios de mobilidade ativos e coletivos sobre os modos motorizados
individuais, o que pode viabilizar uma grande transformação na mobilidade urbana
brasileira.
Entretanto, pesquisa feita pelo Ministério das Cidades no fim de 2016 mostrou que menos
de 10% dos municípios elaboraram seus PMUs (Bike Anjo, Transporte Ativo, UCB: 2015).
Essa omissão pode ser explicada pela resistência que as administrações públicas possuem
para implantar programas de planejamento que interfiram em suas autonomias e em seus
programas de governo, sobretudo quando estes programas requisitam a participação
popular.

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