CicloVivo entrevista João Paulo, idealizador do “Bike Anjo”

Tipo de publicação

Audiovisual (Reportagem)

Tipo de autoria

Empresa privada

Nome do autor

CicloVivo

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2012

Duração

55 minutos

Palavra chave 1

bike anjo

Palavra chave 2

Cicloativismo

Palavra chave 3

Educação

Palavra chave 4

Incentivo

Palavra chave 5

Políticas Públicas

Descrição

O programa CicloVivo entrevistou o consultor de empresas e gestor ambiental João Paulo Amaral. Ele é o responsável pelo projeto Bike Anjo, que reúne um grupo ciclistas experientes, prestando auxilio àqueles que buscam dicas e orientações com objetivo de adotar a bicicleta como opção de transporte no dia a dia.

João Paulo Amaral é o idealizador do projeto Bike Anjo, que tem como objetivo orientar iniciantes com dicas de manutenção, melhores caminhos e ajudar a traçar rotas alternativas mais seguras para os que resolvem trocar os meios de transporte tradicionais metropolitanos pelas bikes. Apesar do termo e da prática já existirem, o projeto foi lançado em dezembro de 2010 com um grupo de aproximadamente 30 amigos e hoje reúne cerca de 250 colaboradores em 26 cidades do País, além de ter se expandido para Portugal e com interesse de outras cidades do mundo.

Selecionado entre os vinte melhores projetos no Festival de Ideias e premiado no Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais de 2011, o Bike Anjo levou João Paulo a representar o Brasil junto com outros 50 Jovens Embaixadores de todo o mundo na Alemanha. O programa de auxílio aos ciclistas que começam a se aventurar pelo trânsito das grandes cidades obteve expressivos resultados de mídia espontânea, trazendo credibilidade ao projeto, maior visibilidade para a questão da mobilidade urbana e conscientização dos cidadãos diante das crescentes discussões sobre o tema.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.