Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
John Moreira Domingos
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Goiás
Município
Goiânia
Ano da publicação
2012
Palavra chave 1
Ciclovias/ciclofaixas
Palavra chave 2
Cidade
Palavra chave 3
mobilidade urbana
Descrição
Macrofenômenos como capitalismo e revolução industrial impuseram drásticas mudanças na vida de imensas populações. A urbanização, uma das principais consequências desses, trouxe problemas de toda ordem. Dentre eles, os relacionados à mobilidade urbana se apresentam como um complexo desafio a ser equacionado. Como objeto de estudo, apresenta-se a cidade de Goiânia que em 2011 entrou para o grupo das cinco cidades brasileiras com mais de um milhão de veículos, com uma taxa de veículos/habitante de 0,95 (DENATRAN, 2011 e IBGE, 2010), como a quinta capital com maior taxa de mortalidade no total dos acidentes e a sétima dos acidentes com motos (www.samugoiania.com.br). Porém, nos anos 50, Goiânia era uma das cidades brasileiras que mais possuíam bicicletas por habitantes (DEUS e BARREIRA, 2006); já foi denominada a capital brasileira das bicicletas (JORNAL OPÇÃO, 1980); em 1980 havia 47.783 deslocamentos diários por bicicletas e; 50.000 usuários, que representavam 23% da população economicamente ativa da cidade, (IPLAN, 1981). Por tanto, esta dissertação apresenta os benefícios do uso da bicicleta e das infra-estruturas cicloviárias como importante estratégia no equacionamento dos conflitos de mobilidade urbana e busca também ressaltar a vocação e as raízes históricas ciclísticas de Goiânia.