CICLOVIAS E CICLOFAIXAS EM CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE: REPRESENTAÇÃO VISUAL, TENSÕES CULTURAIS E PERSPECTIVAS NA COMUNICAÇÃO

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

CULTURA E SOCIEDADE

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

MARIA LUIZA QUEIROZ BRANDÃO

Língua

Português

Abrangência geográfica

Estadual

País

Brasil

Estado

Mato Grosso

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

Comunicação

Palavra chave 2

Cultura

Palavra chave 3

Infraestrutura

Palavra chave 4

Sinalização

Descrição

A pesquisa buscou identificar as ciclovias e ciclofaixas construídas nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, em Mato Grosso, considerando as características da estrutura viária de um aglomerado urbano com origem no século XVIII. A construção de ciclovias e ciclofaixas apresentam tensões culturais relacionadas ao trânsito hegemonicamente dominado pelos automóveis, e também as perspectivas comunicacionais, sobre modos de representar e pensar a presença de ciclistas no confuso cotidiano das cidades. Um grande problema é que as ciclovias nem sempre são construídas com qualidade, segura e de forma integrada entre si e com transporte público. Muitas vezes são desconectadas das áreas de consumo, trabalho, educação, lazer e bens de serviços. Na Grande Cuiabá, local desta pesquisa, a cultura da bicicleta ainda resiste. A questão central foi analisar se o sistema de rede ciclovias e ciclofaixas é representado como espaço público comunicacional. Os objetivos específicos delimitados foram: a) mapear as ciclovias e ciclofaixas; b) apresentar uma tipologia conceitual de acordos com as normas brasileiras; c) registrar os principais problemas de comunicação (sinalização) e as questões culturais (conflitos entre ciclistas e outros sujeitos do trânsito: motoristas e pedestres, principalmente). Em instância técnica buscamos desenvolver representações de ciclovias e ciclofaixas em dois modos descritivos: representações gráficas, tendo como base informativa mapas oficiais dos municípios, e registros fotográficos visando produzir um conjunto de imagens sobre condições estruturais e funcionais das ciclovias e ciclofaixas. Em instância metodológica, parte-se do modelo teórico da comunicação como cultura em uma pesquisa qualitativa e descritiva com base em observação a campo. As ciclovias quando implantadas ganham destaque e contornos convidativos para prática ciclística os quais quando permitidos os pedestres se permitem a usufruir destes espaços compartilhados. As práticas sociais emergentes também são abordadas, dialogando no campo da comunicação e cultura.

 

Palavras-chave: Ciclovia. Ciclofaixa. Cultura. Comunicação.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.