Ciclovias e ciclofaixas: Critérios para localização e implantação

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)

Curso ou área do conhecimento

Engenharia Civil

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

José Cláudio da Rosa Riccardi

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2010

Palavra chave 1

Bicicleta

Palavra chave 2

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 3

Cidade

Palavra chave 4

estrutura cicloviária

Palavra chave 5

Transporte sustentável

Descrição

O aumento do número de carros circulando nas cidades gerou maiores congestionamentos e maiores emissões de gases poluentes, fazendo com que se discutisse mais a situação atual e futura das cidades. Dentre as várias alternativas normalmente sugeridas para minimizar esses problemas está o incentivo ao uso da bicicleta, mas para que os ciclistas se sintam confortáveis e seguros é necessário prover locais apropriados para a sua circulação. E, como na grande maioria das cidades, as vias foram planejadas apenas para o tráfego motorizado, a implantação de ciclovias e ciclofaixas fica dependente das características de tráfego e das condições viárias. Tendo este contexto em vista, o presente trabalho analisa e discute os critérios que justificam a localização e implantação de ciclovias ou ciclofaixas, no meio urbano e também quando a implantação das mesmas se faz de fato necessária. Necessita-se ter um entendimento de quais espaços a bicicleta pode usufruir e onde pode ser implantado um espaço exclusivo, como as características viárias influem na sua escolha de um ou outro espaço cicloviário, bem como o nível de segurança de cada um deles. Mas, antes mesmo de se escolher qual alternativa utilizar, entre ciclovia, ciclofaixa ou tráfego compartilhado, primeiramente é necessário determinar quais vias são adequadas ao tráfego de bicicleta. Esses critérios são uteis não só da escolha das vias, como também servem de pré-requisito para a escolha de uma ciclovia ou ciclofaixa. Existem outros critérios que auxiliam na escolha dos espaços cicloviários propriamente ditos. Também não existe uma ordem especifica de qual critério analisar primeiro, e alguns deles devem, inclusive, serem verificados paralelamente.
Com base nas características viárias, tráfego, vantagens e desvantagens de ciclovias e ciclofaixas se pode chegar próximo à uma solução que contemple tanto as necessidades de tráfego motorizado já existente quanto as dos ciclistas.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.