CICLOVIAS: A UTILIZAÇÃO DA BICICLETA COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – ESTUDO AV. BRASIL – CASCAVEL PARANÁ – BRASIL

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Desenvolvimento Sustentável

Veículo

Comsus

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Maritânia Frare

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Paraná

Município

Cascavel

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

Ciclomobilidade

Palavra chave 2

Sustentabilidade

Descrição

O objetivo deste trabalho foi analisar se houve aumento no número de ciclistas que trafegam na ciclovia ao longo da Av. Brasil após a melhoria da mesma com a implantação do Programa de Desenvolvimento Integrado PDI/BID. A metodologia utilizada foi a contagem do número de ciclistas em três locais: Avenida Brasil/Barão do Rio Branco, Av. Brasil/Rua Sete de Setembro e Av. Brasil/Rua Manoel Ribas (Praça do Migrante). A pesquisa demonstrou que a média de ciclistas que passaram a trafegar na ciclovia da Av. Brasil, após sua implantação do Programa de Desenvolvimento Integrado, foi de 683 ciclistas/dia, isto é, um aumento de 68,23% em relação à situação anterior. O tema analisado neste trabalho serve como sugestão ao poder público a implantação de novos trechos de ciclovias nos principais eixos da cidade, que contribuirá para o desenvolvimento da cidade e melhora da qualidade de vida da população, diretamente em aspectos ambientais, sociais e econômicos.

PALAVRAS-CHAVE: Mobilidade; Sustentabilidade; Ciclovia

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.