CICLOVIABILIDADE PARA POLOS GERADORES DE VIAGENS (PGVs): CAMPUS UNIVERSITÁRIO, UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO POLITÉCNICO DA UFPR
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Tese de doutorado)
Curso ou área do conhecimento
Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade Ambiental urbana
Tipo de autoria
Instituição pública
Nome do autor
JOSE CARLOS ASSUNCAO BELOTTO
Língua
Português
Abrangência geográfica
Internacional/Mundial
Ano da publicação
2025
Palavra chave 1
Ciclomobilidade
Palavra chave 2
cicloviabilidade;
Palavra chave 3
Infraestrutura
Palavra chave 4
Mobilidade ativa
Palavra chave 5
Mobilidade Sustentável
Palavra chave 6
polo gerador de viagens (PGVs)
Descrição
Este documento reúne a tese de doutorado de José Carlos Assunção Belotto, intitulada “Cicloviabilidade para Polos Geradores de Viagens (PGVs): Campus Universitário, um Estudo de Caso no Centro Politécnico da UFPR”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. A pesquisa realizada em Curitiba/Paraná /Brasil entre 2019 e 2024, propõe e aplica o Índice de Cicloviabilidade para Polos Geradores de Viagens – PGVs (IC-PGVs), ferramenta inédita de diagnóstico que avalia a viabilidade do uso da bicicleta como meio de transporte em grandes estruturas urbanas que atraem altos fluxos de deslocamento, com foco especial nos campi universitários. Com base em uma análise integrada de fatores estruturais, ambientais, psicossociais, políticos e legais, o estudo oferece subsídios para o planejamento da mobilidade ativa e sustentável, propondo o conceito inovador de “cicloviabilidade”. O documento inclui uma fundamentação teórica sólida, metodologia detalhada, aplicação prática do índice no campus da UFPR e dois apêndices com materiais complementares à pesquisa, (Guia de Aplicação e o Relatório de aplicação no Campus do Centro Politécnico da UFPR).