CICLOVIABILIDADE PARA POLOS GERADORES DE VIAGENS (PGVs): CAMPUS UNIVERSITÁRIO, UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO POLITÉCNICO DA UFPR

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Tese de doutorado)

Curso ou área do conhecimento

Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade Ambiental urbana

Tipo de autoria

Instituição pública

Nome do autor

JOSE CARLOS ASSUNCAO BELOTTO

Língua

Português

Abrangência geográfica

Internacional/Mundial

Ano da publicação

2025

Palavra chave 1

Ciclomobilidade

Palavra chave 2

cicloviabilidade;

Palavra chave 3

Infraestrutura

Palavra chave 4

Mobilidade ativa

Palavra chave 5

Mobilidade Sustentável

Palavra chave 6

polo gerador de viagens (PGVs)

Descrição

Este documento reúne a tese de doutorado de José Carlos Assunção Belotto, intitulada “Cicloviabilidade para Polos Geradores de Viagens (PGVs): Campus Universitário, um Estudo de Caso no Centro Politécnico da UFPR”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana da  Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. A pesquisa realizada em Curitiba/Paraná /Brasil entre 2019 e 2024, propõe e aplica o Índice de Cicloviabilidade para Polos Geradores de Viagens – PGVs (IC-PGVs), ferramenta inédita de diagnóstico que avalia a viabilidade do uso da bicicleta como meio de transporte em grandes estruturas urbanas que atraem altos fluxos de deslocamento, com foco especial nos campi universitários. Com base em uma análise integrada de fatores estruturais, ambientais, psicossociais, políticos e legais, o estudo oferece subsídios para o planejamento da mobilidade ativa e sustentável, propondo o conceito inovador de “cicloviabilidade”. O documento inclui uma fundamentação teórica sólida, metodologia detalhada, aplicação prática do índice no campus da UFPR e dois apêndices com materiais complementares à pesquisa, (Guia de Aplicação e o Relatório de aplicação no Campus do Centro Politécnico da UFPR).

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