Ciclos Media

Tipo de publicação

Audiovisual (Outro)

Tipo de autoria

Empresa privada

Nome do autor

BANDO

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2018

Duração

29 minutos

Palavra chave 1

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 2

Cidades Sustentáveis

Palavra chave 3

mobilidade urbana

Palavra chave 4

Políticas Públicas

Descrição

Este Documentário conta a trajetória de RAUL ARAGÃO ROCHA, ciclista e ativista pernambucano que foi morto em Brasília, enquanto pedalava em via urbana em um sábado à tarde, vítima de violência no trânsito aos 23 anos.
Estudante de Sociologia da Universidade de Brasília, Raul acreditava que carros, bicicletas, ônibus, pedestres e demais modais poderiam conviver em harmonia e com esse objetivo trabalhava pela promoção da BICICLETA e educação de ciclistas.
O trânsito de Brasília e os tratamentos, policiais e jurídicos, dados a crimes de trânsito no Brasil são debatidos enquanto as histórias de Raul, Pedro Davison e de outros ciclistas são contadas por familiares, amigos, representantes do DETRAN e de Organizações não Governamentais

Direção: Flora Gondim (irmã de Raul)
Produção e Edição: Saulo Dal Pozzo
Fotografia: Elisa Souza
Som Direto: Martha Suzana
Direção de Arte: Camila Palmeira
Produção Executiva: Guilherme Monteiro e Ana P Araújo
Música: Guilherme Assis e Jáder Cabral
Apoio: Colina Filmes, Ruídos, www.trupedofilme.com.br

Pedalar é Suave é um filme-manifesto, é uma reação pacífica à violência, nossas armas são a informação e o legado do Raul.
Por ser um projeto familiar, ele é indissociável dos sentimentos de amor, indignação e luto.
Raul dedicou 3 anos ao estudo da sociologia urbana, deslocamento e mobilidade e trabalhando pela melhoria das condições de transporte no DF. Raul chegou a muitos lugares com a sua bicicleta, e foi atropelado na tarde do dia 21/10/2017 por um motorista a 95 km/h, na via urbana L2 Norte cujo limite de velocidade é 60km/h. A morte de Raul serve como ponto de partida para a discussão sobre a violência e segurança no trânsito: quais são as causas, as repercussões e os caminhos para a mudança?
saiba mais: https://www.facebook.com/pedalaresuave/

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.