Ciclos Media
Tipo de publicação
Audiovisual (Outro)
Tipo de autoria
Empresa privada
Nome do autor
BANDO
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2018
Duração
29 minutos
Palavra chave 1
Ciclovias/ciclofaixas
Palavra chave 2
Cidades Sustentáveis
Palavra chave 3
mobilidade urbana
Palavra chave 4
Políticas Públicas
Descrição
Este Documentário conta a trajetória de RAUL ARAGÃO ROCHA, ciclista e ativista pernambucano que foi morto em Brasília, enquanto pedalava em via urbana em um sábado à tarde, vítima de violência no trânsito aos 23 anos.
Estudante de Sociologia da Universidade de Brasília, Raul acreditava que carros, bicicletas, ônibus, pedestres e demais modais poderiam conviver em harmonia e com esse objetivo trabalhava pela promoção da BICICLETA e educação de ciclistas.
O trânsito de Brasília e os tratamentos, policiais e jurídicos, dados a crimes de trânsito no Brasil são debatidos enquanto as histórias de Raul, Pedro Davison e de outros ciclistas são contadas por familiares, amigos, representantes do DETRAN e de Organizações não Governamentais
Direção: Flora Gondim (irmã de Raul)
Produção e Edição: Saulo Dal Pozzo
Fotografia: Elisa Souza
Som Direto: Martha Suzana
Direção de Arte: Camila Palmeira
Produção Executiva: Guilherme Monteiro e Ana P Araújo
Música: Guilherme Assis e Jáder Cabral
Apoio: Colina Filmes, Ruídos, www.trupedofilme.com.br
Pedalar é Suave é um filme-manifesto, é uma reação pacífica à violência, nossas armas são a informação e o legado do Raul.
Por ser um projeto familiar, ele é indissociável dos sentimentos de amor, indignação e luto.
Raul dedicou 3 anos ao estudo da sociologia urbana, deslocamento e mobilidade e trabalhando pela melhoria das condições de transporte no DF. Raul chegou a muitos lugares com a sua bicicleta, e foi atropelado na tarde do dia 21/10/2017 por um motorista a 95 km/h, na via urbana L2 Norte cujo limite de velocidade é 60km/h. A morte de Raul serve como ponto de partida para a discussão sobre a violência e segurança no trânsito: quais são as causas, as repercussões e os caminhos para a mudança?
saiba mais: https://www.facebook.com/pedalaresuave/