Ciclomobilidade: uma alternativa para a mobilidade urbana em Goiânia
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Geografia
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Peres, João Paulo Fonseca
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2019
Palavra chave 1
Ciclomobilidade
Palavra chave 2
mobilidade urbana
Palavra chave 3
Políticas Públicas
Descrição
Há uma relação desigual e conflituosa no espaço urbano e viário de Goiânia entre as bicicletas e outros modais de transporte. É necessário, portanto, repensar os padrões de mobilidade vigentes nessa capital e faz-se urgente a tomada de ações que possam mitigar as externalidades decorrentes do uso desmedido dos veículos motorizados individuais no espaço urbano goianiense. Entre essas ações, destaca-se a ciclomobilidade, a qual deve ser entendida como uma opção de mobilidade urbana saudável, ambientalmente responsável, econômica e acessível às distintas classes sociais e faixas etárias. Sua maior eficiência depende da complementaridade e da intermodalidade em relação aos modais de transporte coletivo urbano, já que a bicicleta é um meio de transporte recomendado para percorrer pequenas e médias distâncias. A partir dessas premissas, este estudo objetivou compreender a viabilidade da bicicleta como meio de transporte e a ciclomobilidade como alternativa a uma mobilidade urbana mais plena, ampla e diversificada. Os procedimentos metodológicos basearam-se em levantamento bibliográfico que tratam sobre temas ligados a mobilidade urbana, ciclomobilidade, transporte, planejamento urbano e responsabilidade ambiental. Foram feitas pesquisas documentais, levantamentos de dados secundários em órgãos oficiais, trabalhos de campo e mapeamentos referentes a infraestrutura cicloviária de Goiânia. A pesquisa indica que espaços urbanos onde foram criadas as condições adequadas para a prática do ciclismo como opção de transporte, ampliaram a mobilidade de seus habitantes, sobretudo daqueles que possuem menor poder aquisitivo, e que estavam condenados a uma condição de imobilidade por não possuírem veículos motorizados individuais ou por não contarem com um sistema de transporte coletivo urbano qualificado. O uso da bicicleta é mais rápido e barato que outras opções de transporte, além de contribuir com um outro sentido de arranjo do espaço urbano, mais saudável e benéfico à cidade. Nesse sentido, nota-se que a valorização desse meio de transporte pode ser vista como parte de uma solução para mitigar os acidentes de trânsito, os níveis de poluição atmosférica decorrente da queima de combustíveis fósseis e para desafogar o trânsito caótico de várias cidades espalhadas pelo mundo, inclusive em Goiânia. É por isso que defendemos a ciclomobilidade como uma alternativa possível e necessária à mobilidade urbana das cidades de hoje e de amanhã.