CicloMapa OpenStreetMap – Guia rápido de edição para estruturas cicloviárias de São Paulo
Tipo de publicação
Manual
Tipo de autoria
Instituição da Sociedade Civil
Nome do autor
Ciclocidade
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
São Paulo
Município
São Paulo
Ano da publicação
2022
Palavra chave 1
Cicloativismo
Palavra chave 2
ciclomapa
Palavra chave 3
georreferenciamento
Palavra chave 4
Infraestrutura
Palavra chave 5
Mapeamento
Descrição
Desenvolvido pelo ITDP Brasil em parceria com a União de Ciclistas do Brasil (UCB), o CicloMapa1 é uma ferramenta voltada para ampliar a visibilidade das infraestruturas cicloviárias
nas cidades brasileiras. Por trás dela, há o OpenStreetMap (OSM)2, uma plataforma colaborativa de mapeamento de dados geoespaciais abertos.
Desde o segundo semestre de 2021, um Grupo de Trabalho da Ciclocidade, composto por
integrantes da associação e demais pessoas interessadas, trabalha na atualização das estruturas cicloviárias de São Paulo nas duas plataformas. O processo é realizado em parceria
com a UCB e acompanhado, sempre que preciso, pela comunidade nacional do CicloMapa.
A importância de manter atualizadas as estruturas cicloviárias no OSM é que seus dados servem de insumo para diversos estudos nas áreas de mobilidade e transportes. Há, ainda, uma
série de aplicativos e ferramentas de mapeamento que o utilizam. Por sua vez, a equipe que
mantém o CicloMapa calcula anualmente o indicador People Near Bike Lanes (PNB), que
mostra o percentual de pessoas que moram próximas à rede cicloviária e serve de parâmetro
para estimar as desigualdades socioeconômicas na implantação da infraestrutura.
Após algumas rodadas de discussão e definições, o GT CicloMapa São Paulo buscou padronizar a forma como as estruturas cicloviárias da capital paulista estão categorizadas no OpenStreetMap (OSM). Para tanto, executou uma revisão completa relacionada às infraestruturas
de circulação (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas, estruturas em parques) e de estacionamento
de bicicletas (bicicletários e paraciclos) da cidade.
Entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022, mais de 2.820 trechos foram adicionados e 601
removidos no mapa colaborativo até que o desenho e as tipologias existentes estivessem de
acordo com o mapa oficial da cidade, gentilmente fornecido pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego. Uma visita a campo buscará, ainda, mapear a localização dos paraciclos
existentes ao longo da malha cicloviária e o estado de manutenção atual da rede.
As diretrizes para os padrões adotados na revisão e atualização da infraestrutura cicloviária
de São Paulo eram que refletissem a realidade encontrada nas ruas da cidade e que estivessem de acordo com a forma como estruturas similares já são preenchidas pela comunidade
nacional e internacional do OSM.
O objetivo desta guia é servir como registro desta padronização no preenchimento das estruturas e, ao mesmo tempo, possibilitar uma documentação rápida e prática para pessoas
interessadas em colaborar com as plataformas CicloMapa e OpenStreetMap. A forma de registro é explicada nas Guias rápidas de preenchimento para estruturas cicloviárias de
circulação e de estacionamento, ao final deste documento.