CENÁRIO DO CICLOTURISMO BRASILEIRO: PUBLICAÇÕES, DIVULGAÇÕES E ROTEIROS

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

do Lazer e do Turismo

Veículo

PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Fernanda Monteiro Lobão de Deus & Fátima Priscila Morela Edra

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2023

Palavra chave 1

Bicicleta

Palavra chave 2

Cicloturismo

Palavra chave 3

Cicloviagem

Palavra chave 4

Turismo de Bicicleta

Palavra chave 5

Viagens

Descrição

Objetivo do estudo: Mapear roteiros de cicloturismo no território brasileiro com identificação das características dos cicloturistas que os percorrem.
Metodologia/abordagem: Para o referencial teórico, pesquisa bibliométrica com utilização das bases de dados SciELO e CAFe e, para o mapeamento dos roteiros brasileiros de cicloturismo e identificação das características dos cicloturistas que os percorrem, sites diversos e pesquisa de natureza qualitativa semiestruturada com aplicação de questionário online com 97
respondentes (cicloturistas).
Originalidade/relevância: O ajuntamento, em uma única publicação, de todos os roteiros divulgados/publicados por diferentes organismos ligados ao cicloturismo no Brasil o que pode auxiliar no desenvolvimento de estudos futuros.
Principais resultados: Verificou-se elevada discrepância dos roteiros publicizados entre órgãos responsáveis pelo turismo no território brasileiro e sites e blogs que acaba por afetar o desenvolvimento da atividade frente ao seu potencial de crescimento em diversas federações brasileiras. Ademais, os roteiros estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste.
Contribuições teóricas/metodológicas: Estudos sobre cicloturismo ainda são pouco explorados na área acadêmica, assim essa produção poderá contribuir para maior valorização do assunto e da atividade.
Contribuições sociais/para gestão: A pesquisa visualizou indicativos de expansão da atividade, possibilitando outros estudos sobre o segmento.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.