CARACTERIZAÇÃO DOS LOCAIS DE ULTRAPASSAGENS PERIGOSAS PARA CICLISTAS

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Planejamento Urbano

Veículo

Anais do 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, Balneário Camboriú-SC

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Thiago Vinicius Louro; Heliana Barbosa Fontenele e Carlos Alberto Prado da Silva Junior

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Infraestrutura

Palavra chave 2

Segurança viária

Palavra chave 3

Transporte Cicloviário

Descrição

O objetivo deste estudo é caracterizar os locais com maiores chances de ultrapassagens perigosas de veículos
motorizados em relação aos ciclistas na cidade de Londrina/PR. Para o caso específico deste estudo, é
considerada ultrapassagem perigosa o evento que ocorre quando um veículo, com velocidade acima da média,
ultrapassa uma bicicleta a uma distância lateral menor que 1,5 metros. Para identificar e caracterizar estes locais,
um ciclista percorreu uma rota de ida e volta para o trabalho. A bicicleta usada estava equipada com um radar
para detectar a velocidade de aproximação dos veículos motorizados e um sensor ultrassônico instalado em um
rack traseiro para estimar as distâncias laterais das ultrapassagens. Os locais com mais chances de ultrapassagens
perigosas são as marginais de rodovia e vias urbanas em geral. Em relação às vias urbanas, os trechos perigosos
possuem uma configuração de perfil longitudinal com rampa descendente, duas curvas côncavas, rampa
ascendente e semáforos em cada rampa.

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