Caracterização das viagens de acesso a PGVs: o caso da UFRN – Campus Natal
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Transporte
Veículo
21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Victor Hugo Gomes Albino
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Rio Grande do Norte
Município
Natal
Ano da publicação
2017
Palavra chave 1
Mobilidade Sustentável
Palavra chave 2
Políticas Públicas
Palavra chave 3
Sustentabilidade
Palavra chave 4
Universidade
Descrição
A falta de mobilidade causada pelo corrente aumento do espaço para os automóveis
em detrimento do espaço para as pessoas e meios de transporte sustentáveis é claramente
percebida nos grandes centros urbanos. O uso do transporte motorizado individual, em
maiores proporções a transportes coletivos e transportes não motorizados, acarreta em
prejuízos ambientais e urbanos, bem como para os usuários, sintetizados pelos
congestionamentos, pois à medida em que o número de veículos individuais em circulação
aumenta, a velocidade média dos fluxos tende a diminuir, cresce o tempo de viagem e,
como consequência, aumenta a poluição ambiental (Pezzuto, 2002).
Segundo Rodrigues et al. (2005), um Campus Universitário pode ser analisado como sendo
um espaço urbano, uma vez que a vivência nestes espaços é semelhante à que se pode
observar numa pequena cidade, sendo afetada e gerida de acordo com as condições
ambientais, de mobilidade e acessibilidade aos serviços e locais de trabalho.
Um campus universitário sustentável, para Alshuwaikhat e Abubakar (2008), deve ser um
campus com ambiente saudável, com uma economia próspera através da conservação de
energia e de recursos, redução de resíduos e uma gestão ambiental eficiente, de modo a
promover a equidade e a justiça social com suas políticas, exportando esses valores para
comunidade acadêmica e também para os usuários que cerceiam o campus. Os resultados
encontrados em pesquisa feita por Limanond et al. (2011) demonstram a importância do
design sustentável para os campi universitários: se o projeto do campus não promover o
transporte sustentável nele, há, então, um maior incentivo para os usuários utilizarem o
automóvel para viagens externas e internas.