Características individuais, fatores comportamentais e ambientais associados a eventos críticos para a segurança de ciclistas universitários
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Educação Física
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Truchym, Talita Chrystoval
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2019
Palavra chave 1
Infraestrutura
Palavra chave 2
Segurança viária
Palavra chave 3
Universidade
Descrição
OBJETIVO: Analisar a associação entre características individuais, fatores comportamentais, ambientais com os eventos críticos para a segurança durante o uso de bicicleta no deslocamento. METODOLOGIA: Estudo quantitativo, observacional de delineamento longitudinal. A amostra do estudo foi selecionada de forma intencional, os participantes foram recrutados em bicicletários previamente selecionados. Foram fornecidos aos participantes uma câmera e um Global Positioning System (GPS) portátil e diários de trajeto para registrar todos os deslocamentos realizados com a bicicleta durante sete dias consecutivos. Além disso, foi solicitado ao participante que indicasse no diário de trajeto os eventos críticos para a segurança (ECS), situações auto reportadas, baseadas na percepção de insegurança ou desconforto durante o deslocamento com a bicicleta que representassem uma passo precedente a um acidente. Os ECS indicados pelos participantes foram validados pela autora. Os trajetos filmados com ECS válidos foram fracionados em períodos de 30 segundos. Esses períodos foram considerados a unidade de análise para a identificação dos fatores associados. Para identificar os fatores associados, utilizou-se um delineamento de caso controle. Realizou-se uma comparação entre três períodos de 30 segundos sem presença de ECS (controles) com um período de 30 segundos com presença de ECS (caso). Para avaliar as variáveis comportamentais e ambientais nos períodos de 30 segundos um instrumento foi desenvolvido. O instrumento teve sua reprodutibilidade testada através do índice Kappa e do Coeficiente de Correlação Intraclasse. Os valores de reprodutibilidade foram considerados adequados (>0.70). Análises descritivas e teste qui-quadrado (χ2) foram realizadas para verificar a associação entre as variáveis. O software SPSS versão 20.0 foi utilizado na realização das análises de dados (5%). RESULTADOS: 23 universitários participaram da análise de dados do estudo. No total, foram indicados 76 ECS e foram considerados válidos, 54. A maioria dos ECS foram considerados conflitos (98,1%), com motoristas (82,4%), que dirigiam à frente (71,4%) ou realizavam conversão à esquerda (16,7%). A única colisão foi uma interação com pedestre. A densidade de incidência geral foi de 1,69 ECS/h. Se apresentou maior entre os homens, na maior faixa etária, entre aqueles com renda entre 1 e 3 salários mínimos, com frequência de uso 3x/semana, que não utilizam fone de ouvido, em deslocamentos fora do eixo casa-universidade-trabalho, em velocidades médias menores e em velocidades máximas entre 26,67 e 32,84 km/h. A presença de veículos estacionados de ambos os lados da via apresentou associação positiva com a presença de ECS. Pedalar na calçada compartilhada, pedalar em regiões com controle de tráfego e estar parada apresentaram associação inversa com a presença de ECS. CONCLUSÃO: Este estudo pode auxiliar gestores públicos na implantação de políticas que auxiliem na segurança de todos os usuários da