Campanha Bicicleta nas Eleições Municipais 2016 – Relatório e Avaliação

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

UCB - União de Ciclistas do Brasil

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2016

Palavra chave 1

Avaliação

Palavra chave 2

Cicloativismo

Palavra chave 3

Eleições

Descrição

As eleições são um momento privilegiado para que os movimentos sociais busquem dar visibilidade às suas
pautas, colocando-as na mesa de discussões que então se abre e buscando tanto difundi-las quanto
qualificar a compreensão social sobre as mesmas.

Assim tem sido também como o cicloativismo. Após iniciativas individuais e pontuais ocorridas na década
de 90, a ViaCiclo – Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis realizou em 2008 a primeira
Campanha estruturada de incidência nas eleições municipais.

Em 2012 pelo menos 10 municípios realizaram Campanhas nas eleições municipais e em 2014 seis
organizações de ciclistas realizaram Campanhas junto às candidaturas aos governos estaduais, além de sua
edição nacional, com a exitosa Campanha “Carta Compromisso com a Mobilidade Ciclística“, que foi
assinada por três candidatos à Presidência da República, além de parcial adesão da presidenta eleita.
Assim, no ano de 2016, a
UCB – União de Ciclistas do Brasil, com base nestas experiências e ciente da
importância cultural – política, econômica, técnica etc. – das eleições municipais para a definição dos
rumos do país, realizou uma ampla Campanha para que o momento possa ser bem aproveitado mais
amplamente para a inclusão da bicicleta na mobilidade urbana – e na vida social em geral.
Contando com o apoio do
Banco Itaú, o Grupo de Trabalho Políticas Públicas da UCB discutiu e moldou um
conjunto de assessorias e ferramentas metodológicas para que organizações de ciclistas de municípios
brasileiras atuassem nas suas respectivas localidades.

Este documento apresenta o relatório desta experiência, a avaliação por parte de quem a executou e
demais informações pertinentes, visando apresentar satisfação social, registrar os resultados e
aprendizados e alicerçar o aprimoramento da Campanha para os anos vindouros.

 

Ficha técnica:

  • Coordenação de Articulação: André Geraldo Soares
  • Coordenação de Comunicação: Kelly Hekally
  • Coordenação de Campanha: Guilherme Tampieri
  • Designer: Yasmim Rech
  • Desenvolvedor Web: Kico Zaninetti

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