CADERNO DE ENCARGOS para execução de projetos cicloviários
Tipo de publicação
Manual
Curso ou área do conhecimento
Infraestrutura
Tipo de autoria
Instituição pública
Nome do autor
Prefeitura do Rio de Janeiro
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Rio de Janeiro
Município
Rio de Janeiro
Ano da publicação
2014
Palavra chave 1
Bicicletários
Palavra chave 2
Engenharia
Palavra chave 3
Estacionamento
Palavra chave 4
Plano cicloviário
Palavra chave 5
Políticas Públicas
Palavra chave 6
Sustentabilidade
Descrição
Conheça o “Guia de boas práticas para instalação de estacionamentos de bicicletas: paraciclos e bicicletários” da UCB – União de Ciclistas do Brasil em https://observatoriodabicicleta.org.br/acervo/guia-de-boas-praticas-para-instalacao-de-estacionamentos-de-bicicletas-paraciclos-e-bicicletarios/
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DESCRIÇÃO
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, alinhada com as demais esferas de governo, vem estabelecendo uma nova abordagem para as soluções que envolvem a circulação visando privilegiar o deslocamento de pessoas e não só o de veículos. Ao afirmar o conceito de mobilidade urbana sustentável objetiva estimular o acesso democrático ao espaço urbano priorizando os modos de transportes coletivos e não motorizados, socialmente inclusivos e abrangentes.
Ao concluir o Plano Estratégico de Governo para o período 2009-2012 e 2013-2016 o governo municipal alinhou as metas do setor de Transportes com as do Meio Ambiente e estabeleceu a implantação do sistema de transporte público por ônibus de alta capacidade que são operados pelos BRTs (Bus Rapid Transit) e complementarmente pelos BRSs (Bus Rapid Service). Considerando sua elevada mobilidade, esse sistema ajudará na redução das emissões de CO2, contribuindo para que a meta de redução da emissão de gases efeito estufa seja atingida pois sua implantação requer não só a otimização de rotas, bem como prevê a utilização de biocombustível nos ônibus que integrarão o sistema.
Nesse contexto foi criado o Programa “Rio, Capital da Bicicleta”, visando implementar ações de incentivo e fomento ao uso da bicicleta como importante modal de transporte complementar aos transportes de massa para pequenas e médias distâncias, promovendo a conservação e ampliação do sistema cicloviário municipal e a implantação de bicicletários nos pontos de maior demanda. A meta é chegar a 2016 com uma malha cicloviária com 450 Km de extensão, e, para tanto, diversos órgãos públicos e agentes privados atuam implementando esse sistema.
Desse modo consideramos necessária a realização deste Caderno de Encargos com o objetivo de definir padrões para a elaboração e execução de projetos cicloviários estabelecendo dimensões, sinalizações horizontais, verticais e também com indicação de materiais apropriados para que tenhamos uma adequada inserção do sistema cicloviário na malha urbana possibilitando que agentes públicos e também privados possam projetar e executar as obras com boa qualidade, proporcionando segurança ao ciclista.
Os materiais indicados integram o catálogo de itens do SCO-Rio, utilizado no sistema SISCOB – Sistema de Acompanhamento de Obras e Serviços da Prefeitura do Rio de Janeiro para elaboração de orçamentos.