CADERNO DE ENCARGOS para execução de projetos cicloviários

Tipo de publicação

Manual

Tipo de autoria

Instituição pública

Nome do autor

Prefeitura do Rio de Janeiro

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Rio de Janeiro

Município

Rio de Janeiro

Ano da publicação

2014

Palavra chave 1

Bicicletários

Palavra chave 2

Engenharia

Palavra chave 3

Estacionamento

Palavra chave 4

Plano cicloviário

Palavra chave 5

Políticas Públicas

Palavra chave 6

Sustentabilidade

Descrição

Conheça o “Guia de boas práticas para instalação de estacionamentos de bicicletas: paraciclos e bicicletários” da UCB – União de Ciclistas do Brasil em https://observatoriodabicicleta.org.br/acervo/guia-de-boas-praticas-para-instalacao-de-estacionamentos-de-bicicletas-paraciclos-e-bicicletarios/

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DESCRIÇÃO
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, alinhada com as demais esferas de governo, vem estabelecendo uma nova abordagem para as soluções que envolvem a circulação visando privilegiar o deslocamento de pessoas e não só o de veículos. Ao afirmar o conceito de mobilidade urbana sustentável objetiva estimular o acesso democrático ao espaço urbano priorizando os modos de transportes coletivos e não motorizados, socialmente inclusivos e abrangentes.
Ao concluir o Plano Estratégico de Governo para o período 2009-2012 e 2013-2016 o governo municipal alinhou as metas do setor de Transportes com as do Meio Ambiente e estabeleceu a implantação do sistema de transporte público por ônibus de alta capacidade que são operados pelos BRTs (Bus Rapid Transit) e complementarmente pelos BRSs (Bus Rapid Service). Considerando sua elevada mobilidade, esse sistema ajudará na redução das emissões de CO2, contribuindo para que a meta de redução da emissão de gases efeito estufa seja atingida pois sua implantação requer não só a otimização de rotas, bem como prevê a utilização de biocombustível nos ônibus que integrarão o sistema.
Nesse contexto foi criado o Programa “Rio, Capital da Bicicleta”, visando implementar ações de incentivo e fomento ao uso da bicicleta como importante modal de transporte complementar aos transportes de massa para pequenas e médias distâncias, promovendo a conservação e ampliação do sistema cicloviário municipal e a implantação de bicicletários nos pontos de maior demanda. A meta é chegar a 2016 com uma malha cicloviária com 450 Km de extensão, e, para tanto, diversos órgãos públicos e agentes privados atuam implementando esse sistema.
Desse modo consideramos necessária a realização deste Caderno de Encargos com o objetivo de definir padrões para a elaboração e execução de projetos cicloviários estabelecendo dimensões, sinalizações horizontais, verticais e também com indicação de materiais apropriados para que tenhamos uma adequada inserção do sistema cicloviário na malha urbana possibilitando que agentes públicos e também privados possam projetar e executar as obras com boa qualidade, proporcionando segurança ao ciclista.
Os materiais indicados integram o catálogo de itens do SCO-Rio, utilizado no sistema SISCOB – Sistema de Acompanhamento de Obras e Serviços da Prefeitura do Rio de Janeiro para elaboração de orçamentos.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.