Bicicletas em São Paulo: uma avaliação do estado da arte

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Geografia

Veículo

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Letícia Lindenberg Lemos, Isis Bernardo Ramos

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

São Paulo

Ano da publicação

Sem data

Palavra chave 1

Avaliação

Palavra chave 2

infraestrutura cicloviária

Palavra chave 3

mobilidade urbana

Palavra chave 4

Planejamento

Descrição

Diante dos graves problemas ambientais e de mobilidade que a promoção do uso do automóvel nos meios urbanos criaram, diversas cidades ao redor do mundo têm buscado (re)incluir a bicicleta no sistema de mobilidade.
Em São Paulo (Brasil), centro de uma região metropolitana que conta com quase 20 milhões de habitantes, até o final de 2012 a infraestrutura permanente para esse modal era pouco expressiva, com baixíssimo impacto para o tráfego automotivo e pouca efetividade para os usuários de bicicleta.
Cerca de 40% da infraestrutura cicloviária da cidade eram ciclorrotas e metade eram ciclovias com baixa acessibilidade.
A partir de 2013, a municipalidade se coloca em sintonia com a legislação federal e municipal, e com uma tendência mundial, se propondo a atender a demanda por infraestrutura que promova o uso desse modal como meio de transporte.
Nesse contexto, este artigo visa avaliar o estado da arte dessa nova política cicloviária, buscando avaliar a adequação do que tem sido implementado às demandas demonstradas pelas pesquisas de mobilidade e às condições de segurança do uso desse modal em relação a acidentes fatais.

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