Bicicletas em São Paulo: uma avaliação do estado da arte
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Geografia
Veículo
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Letícia Lindenberg Lemos, Isis Bernardo Ramos
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
São Paulo
Município
São Paulo
Ano da publicação
Sem data
Palavra chave 1
Avaliação
Palavra chave 2
infraestrutura cicloviária
Palavra chave 3
mobilidade urbana
Palavra chave 4
Planejamento
Descrição
Diante dos graves problemas ambientais e de mobilidade que a promoção do uso do automóvel nos meios urbanos criaram, diversas cidades ao redor do mundo têm buscado (re)incluir a bicicleta no sistema de mobilidade.
Em São Paulo (Brasil), centro de uma região metropolitana que conta com quase 20 milhões de habitantes, até o final de 2012 a infraestrutura permanente para esse modal era pouco expressiva, com baixíssimo impacto para o tráfego automotivo e pouca efetividade para os usuários de bicicleta.
Cerca de 40% da infraestrutura cicloviária da cidade eram ciclorrotas e metade eram ciclovias com baixa acessibilidade.
A partir de 2013, a municipalidade se coloca em sintonia com a legislação federal e municipal, e com uma tendência mundial, se propondo a atender a demanda por infraestrutura que promova o uso desse modal como meio de transporte.
Nesse contexto, este artigo visa avaliar o estado da arte dessa nova política cicloviária, buscando avaliar a adequação do que tem sido implementado às demandas demonstradas pelas pesquisas de mobilidade e às condições de segurança do uso desse modal em relação a acidentes fatais.