Bicicleta para Cidades Sustentáveis: uma leitura do município de Campinas

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Arquitetura e urbanismo

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Alexandro, Catarina Vasconcelos Cordeiro

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

Campinas

Ano da publicação

2013

Palavra chave 1

CIDADE PARA AS PESSOAS

Palavra chave 2

Cidades Sustentáveis

Palavra chave 3

mobilidade urbana

Palavra chave 4

Planejamento

Palavra chave 5

Sustentabilidade

Descrição

O problema da circulação urbana nas cidades brasileiras tornou-se insustentável, trazendo uma crise de mobilidade, atingindo esferas sociais, ambientais e econômicas. Este trabalho tem por objetivo principal estudar a bicicleta como um meio de transporte viável para a transformação do atual modelo das cidades brasileiras em cidades mais sustentáveis. Objetivando contribuir com o planejamento cicloviário que está sendo formulado pelo município de Campinas, o trabalho pretende verificar as ações condizentes com as políticas públicas nacionais no que se refere à mobilidade por bicicleta, comparando as propostas de infraestruturas do Plano Cicloviário de Campinas com os dados de deslocamento de bicicleta da Pesquisa Origem e Destino 2003 e com os dados de acidentes ocorridos com ciclistas no período de 2000 a 2011. Como resultado da leitura do município de Campinas, avaliou-se que existem incentivos sendo concretizados para o uso da bicicleta, entretanto, esses incentivos estão sendo implantados de forma não integrada e desconexa com os demais modais e políticas urbana. Por fim, como exemplo prático da inserção da bicicleta na mobilidade urbana, foi elaborado um protótipo de mapa educativo da região central do Distrito de Barão Geraldo, como meio de informação para trânsito seguro, por uma mobilidade sustentável e por uma cidade para pessoas.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.