Bicicleta, Cidade e Educação: Movimentos de Pesquisa

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Educação

Veículo

Athenea Digital

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Sheila Hempkemeyer; Leandro Belinaso Guimarães

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2016

Palavra chave 1

Arte

Palavra chave 2

Cidade

Palavra chave 3

Educação

Palavra chave 4

Estética

Palavra chave 5

Pesquisa

Palavra chave 6

Sustentabilidade

Descrição

Este estudo provém de uma pesquisa de Mestrado em Educação, que investiga narrativas de “seres pedalantes” a partir da relação bicicleta-cidade. Os pressupostos teóricos apoiam-se nos Estudos Culturais e conceitos sobre educação, cultura, cotidianos, experiência e narrativas. Pesquisar com narrativas aproxima os cotidianos e promove a estes sujeitos co-autoria no trabalho. O artigo coloca em discussão algumas formas de subjetivação contemporânea, estratégias de reXistência e expressão. Um estudo que constrói narrativas e reflexões sobre a experiências destes sujeitos híbridos e seus cotidianos, problematizando os modos de vida na cidade. Pensar esse emaranhado urbano é relacionar o ambiente e a dinâmica destes corpos que pedalam, emergindo outras formas de educação e interação com o meio, tecendo múltiplas afetações estéticas, poéticas, políticas, abrindo brechas para refletir os acontecimentos cotidianos. O artigo discute ainda os movimentos de pesquisa e seus efeitos em quem pesquisa e é pesquisado(a).

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.