Bicicleta, Cidade e Educação: Movimentos de Pesquisa
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Educação
Veículo
Athenea Digital
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Sheila Hempkemeyer; Leandro Belinaso Guimarães
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2016
Palavra chave 1
Arte
Palavra chave 2
Cidade
Palavra chave 3
Educação
Palavra chave 4
Estética
Palavra chave 5
Pesquisa
Palavra chave 6
Sustentabilidade
Descrição
Este estudo provém de uma pesquisa de Mestrado em Educação, que investiga narrativas de “seres pedalantes” a partir da relação bicicleta-cidade. Os pressupostos teóricos apoiam-se nos Estudos Culturais e conceitos sobre educação, cultura, cotidianos, experiência e narrativas. Pesquisar com narrativas aproxima os cotidianos e promove a estes sujeitos co-autoria no trabalho. O artigo coloca em discussão algumas formas de subjetivação contemporânea, estratégias de reXistência e expressão. Um estudo que constrói narrativas e reflexões sobre a experiências destes sujeitos híbridos e seus cotidianos, problematizando os modos de vida na cidade. Pensar esse emaranhado urbano é relacionar o ambiente e a dinâmica destes corpos que pedalam, emergindo outras formas de educação e interação com o meio, tecendo múltiplas afetações estéticas, poéticas, políticas, abrindo brechas para refletir os acontecimentos cotidianos. O artigo discute ainda os movimentos de pesquisa e seus efeitos em quem pesquisa e é pesquisado(a).