Bicicleta como Promotora dos 18 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Contexto Brasileiro

Tipo de publicação

Manual

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

UCB - União de Ciclistas do Brasil

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

Ano da publicação

2025

Palavra chave 1

ODS

Palavra chave 2

Sustentabilidade

Descrição

Inspirada no documento Cycling delivers on the Global Goals, produzido pela European Cyclists’ Federation (ECF), a UCB elaborou, em 2016, a publicação “A Bicicleta como Promotora dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Contexto Brasileiro”.

Em 2025, realizamos a atualização do documento, que passou a se chamar “A Bicicleta como Promotora dos 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Contexto Brasileiro”. A iniciativa busca contextualizar o papel da bicicleta no cenário brasileiro, reconhecendo a diversidade de realidades nos municípios e cidades do país e sua relação direta e indireta com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Além disso, a nova publicação incorpora a proposta de 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que foi apresentada pelo Brasil como parte da Agenda 2030 para abordar lacunas relacionadas ao racismo e à desigualdade: Igualdade étnico-racial.

Este documento, originalmente desenvolvido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Participações da UCB, foi atualizado com o apoio dos seis GTs da organização, ampliando sua abordagem e reforçando a importância da bicicleta como elemento estratégico na promoção de políticas públicas sustentáveis. A publicação destaca como o incentivo ao uso da bicicleta pode contribuir para a Nova Agenda Urbana e para o cumprimento dos ODS, impactando áreas como saúde, inclusão social, redução das desigualdades, desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

 

A UCB é membro da Comissão Nacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (CNODS).

 

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.