Bacias cicloviárias: interpretação e aplicação em Florianópolis
Tipo de publicação
Relatório de Pesquisa
Tipo de autoria
Instituição da Sociedade Civil
Nome do autor
ViaCiclo
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Santa Catarina
Município
Florianópolis
Ano da publicação
2010
Palavra chave 1
estrutura cicloviária
Palavra chave 2
Planejamento
Palavra chave 3
Sustentabilidade
Descrição
Esta pesquisa foi realizada sob o convênio com a ONG Ciudad Viva de Santiago/Chile visando oferecer aportes para a pesquisa por ela coordenada intitulada “Construyendo capacidades para una ciudadanía activa que enfrente el cambio climático en América Latina”. A pesquisa é financiada pelo ITDP – Institute for Transportation and Development Policy, cujo objetivo geral é “construir capacidade cidadã para enfrentar o fenômeno do câmbio climático, gerando propostas e linhas de ação como Red Activa
Sustran-Lac, que fomentem a incorporação definitiva e permanente de políticas de mobilidade sustentável, especialmente de transporte ativo, nas agendas dos governos latinoamericanos e nos programas de organismos internacionais de desenvolvimento”.
A pesquisa foi baseada em consulta bibliográfica e em visitas de campo visando a aplicação de modelo conceitual de infraestrutura cicloviária.
O objetivo principal deste estudo é aplicar em mapa urbano o modelo conceitual de “bacia cicloviária”, o qual é comumente denominado de “micro rede cicloviária”, de forma a propor a constituição de uma cidade ciclável.
O estudo foi aplicado em duas regiões de Florianópolis com características urbanas distintas: a Bacia do Itacorubi e a Planície do Campeche.
Este estudo servirá de base para uma requisição formal à Prefeitura Municipal de Florianópolis – PMF, contribuindo assim com mobilidade ciclística, com a humanização da cidade e com a democratização da vida urbana.
FICHA TÉCNICA
- Pesquisa e redação do Relatório: André Geraldo Soares – ViaCiclo – Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis
- Assistente: Roberta Raquel
- Fotografias: André Geraldo Soares, exceto as com indicações
- Data: pesquisa realizada entre Setembro e Novembro de 2010. Relatório elaborado em Novembro de 2010
- Coordenador do Convênio com Ciudad Viva (Santiago/Chile) e Sustran-Lac (Santiago/Chile): Tomás Marin
- Financiamento da pesquisa: ITDP – Institute for Transportation and Development Policy (EUA)