Average speed dynamics on urban roads and highways: Influence of traffic infrastructure, vehicle and road characteristics on driving behavior
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Engenharia de Transportes
Veículo
Case Studies on Transport Policy
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
RODRIGO NUNES CAVALCANTE
Língua
Inglês
Abrangência geográfica
Internacional/Mundial
Ano da publicação
2025
Palavra chave 1
Comportamento do motorista
Palavra chave 2
Políticas Públicas
Palavra chave 3
Reconhecimento óptico de caracteres
Palavra chave 4
Velocidade média
Descrição
Dinâmica da velocidade média em rodovias e vias urbanas: o que os dados revelam sobre o comportamento dos motoristas
O artigo de Alan Ricardo da Silva e Rodrigo Nunes Cavalcante, publicado no periódico Case Studies on Transport Policy (Elsevier), apresenta uma análise inédita do comportamento de motoristas a partir de dados de radares com tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) no Distrito Federal.
O estudo mostra como a infraestrutura viária, as características das rodovias e o próprio desejo de acelerar influenciam as velocidades praticadas. Entre os achados, destacam-se o chamado “efeito canguru” — quando condutores reduzem a velocidade antes dos radares e aceleram logo após passá-los — e a constatação de que a potência do veículo não é o principal fator para o excesso de velocidade, mas sim a decisão do motorista.
De forma inovadora e de baixo custo, a pesquisa aponta que a integração e o compartilhamento de dados entre órgãos de trânsito podem ampliar a efetividade das ações de moderação de tráfego, contribuindo para a redução de acidentes e para um sistema viário mais seguro.