Avanços na política de mobilidade por bicicleta em Campinas: comparação entre os Planos Diretores de 2006 e de 2018
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Habitação e sociedade
Veículo
Hábitat y Sociedad
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Pamela Shue Lang Lin, Ana Maria Girotti Sperandio
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
São Paulo
Município
Campinas
Ano da publicação
2020
Palavra chave 1
Avanços legais
Palavra chave 2
Mobilidade por bicicleta
Palavra chave 3
Plano diretor
Palavra chave 4
Políticas Públicas
Descrição
O crescimento do uso da bicicleta como meio de transporte nos centros urbanos aponta uma alternativa à crise dos meios de deslocamento vigentes. O progresso deste modal resulta em diversos benefícios que atraem continuamente populações e instituições públicas a investir em sua expansão. É necessário, contudo, atentar-se à consistência legal deste processo de desenvolvimento a fim de assegurar plenamente os potenciais que este tem a oferecer. O estudo da evolução dos documentos urbanísticos que determinam a mobilidade urbana são de grande importância para identificar os avanços legais referentes à política de mobilidade por bicicleta. No município de Campinas, Brasil, a comparação entre o Planos Diretores de 2006 e de 2018 permitiu afirmar que existem avanços no reconhecimento político do modal cicloviário como um meio de transporte a ser desenvolvido. Outros documentos legais que tratam do uso da bicicleta para a mobilidade, entretanto, evidenciaram o caráter unicamente técnico destes avanços, o que revelou a necessidade de uma abordagem interdisciplinar que considere suas especificidades e que confira a devida centralidade ao ciclista.