Avaliação dos espaços destinados ao transporte por bicicletas nas orlas de João Pessoa-PB

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Transporte

Veículo

Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Helen Carmem Ferreira Rebouças Neri et alii

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Paraíba

Município

João Pessoa

Ano da publicação

2013

Palavra chave 1

Avaliação

Palavra chave 2

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 3

estrutura cicloviária

Palavra chave 4

mobilidade urbana

Descrição

Com o crescimento acelerado e não planejado das cidades, elas passaram a conviver com uma série de
problemas, dentre eles está à falta de infraestrutura urbana, que afeta diretamente a população de menor
renda e o meio ambiente. Isto influencia negativamente o sistema de mobilidade e torna essencial a criação
de alternativas para viabilizar o fluxo de pessoas nesses locais. No Brasil, a bicicleta ganha espaço como
alternativas para o transporte urbano, apesar da ausência de infraestrutura urbana para os ciclistas e
resistências cultural ao abandono do carro. Com o aumento do número de ciclistas cidades, o Governo
Federal implantou políticas publicas para integrar o transporte em duas rodas a malha viária.
O sistema cicloviário consiste em uma rede integrada composta de elementos com características de vias,
terminais, transposições, equipamentos, etc. que atendam à demanda e à conveniência do usuário da
bicicleta em seus deslocamentos em áreas urbanas, especialmente em termos de segurança e conforto
(GEIPOT 2001a). Os elementos componentes do sistema cicloviário adotados pelo GEIPOT em seu Manual
de Planejamento Cicloviário são: vias de tráfego compartilhado; via ciclável; ciclofaixa; ciclovia; paraciclo e
bicicletário.
Vários fatores podem influenciar o uso da bicicleta como modo de transporte: características o indivíduo, a
imagem da bicicleta na sociedade, cultura, clima, relevo, ambiente urbano, motivos da viagem, trânsito,
segurança e infraestrutura implantada (PUCHER et al., 1999).
Clark e Page (2000) relatam que existem cinco critérios para o desenho cicloviário, são eles: coerência e
conectividade, infraestrutura contínua, conforto, segurança viária e atratividade. Dentre os diversos
equipamentos necessários para a ciclovia, destacam-se a iluminação vertical, a sinalização e os
estacionamentos (paraciclos).
Através de visitas in loco, constatou-se que as ciclovias e ciclofaixas existentes possuem carência em
questões que vão desde a falta de conectividade da rede cicloviária, até a ausência de iluminação, segurança
e pontos de apoio aos ciclistas, isso é conseqüência pela não utilização de diretrizes e recomendações
técnicas que visam garantir a qualidade da infraestrutura.
Em João Pessoa, a estrutura cicloviária existente totalizam aproximadamente 45km e, em sua grande maioria,
foram implantadas no eixo Sudeste da cidade e instalada nas principais vias de acesso (Figura 1). Porém,
percebe-se que essa estrutura foi fruto de um projeto isolado sem embasamento técnico dificultando o
estímulo ao hábito do uso da bicicleta como meio de transporte entre a população de João Pessoa. É
importante destacar que o projeto, construção e manutenção de uma infraestrutura cicloviária devem ser
cuidadosamente planejadas e executadas pelo poder público para que seja atingido o objetivo principal de
promover a segurança e o conforto dos ciclistas e estimular o uso da bicicleta como meio de transporte.

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