AVALIAÇÃO DO MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO SHUTTLE RADAR TOPOGRAPHIC MISSION (SRTM) COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE ROTAS CICLÁVEIS: UM ESTUDO DE CASO PARA A CIDADE DE BARIRI-SP
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Planejamento Urbano
Veículo
Anais do 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, Balneário Camboriú-SC
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Marcelo Monari; Paulo Cesar Lima Segantine e Irineu da Silva
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2019
Palavra chave 1
Avaliação
Palavra chave 2
Planejamento
Palavra chave 3
Rotas cicláveis
Palavra chave 4
Transporte Cicloviário
Descrição
O objetivo deste trabalho é avaliar o Modelo Digital de Elevação Shuttle Radar Topographic Mission (SRTM)
como ferramenta no processo de identificação de rotas cicláveis. O estudo de caso foi realizado na cidade de
Bariri-SP. As elevações e declividades da área de estudo adquiridas a partir do modelo SRTM puderam ser
comparadas com os resultados de um trabalho de nivelamento das vias locais de tráfego, auxiliado pela
tecnologia Global Navigation Satellite System (GNSS), sugerindo representações do relevo visualmente muito
semelhantes. Estas declividades, por sua vez, foram utilizadas para a verificação do perfil topográfico das vias ao
transporte cicloviário e, consequentemente, para a identificação das rotas cicláveis. Quando comparados entre si,
65% dos trajetos identificados por ambos os métodos de aquisição de declividades são coincidentes, sugerindo
uma relativa confiabilidade de utilização do modelo SRTM no planejamento cicloviário, exceto para as regiões
menos elevadas da área de estudo.