Avaliação da Qualidade Cicloviária: Análise Comparativa antes e depois de Implantação de Mudanças
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)
Curso ou área do conhecimento
Engenharia Civil
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
RONALD AUGUSTO RYBERG
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2018
Palavra chave 1
Avaliação
Palavra chave 2
Bicicletabilidade
Palavra chave 3
Ciclovias/ciclofaixas
Palavra chave 4
Índice cicloviário
Palavra chave 5
Infraestrutura
Palavra chave 6
Planejamento
Palavra chave 7
Políticas Públicas
Descrição
Com investimentos viários voltados prioritariamente para os carros, as pessoas ficam cada vez mais limitadas a esse modal de transporte. Esse cenário fez com que começasse a se pensar em novas soluções de mobilidade, distribuindo o espaço de forma mais equitativa para estimular outros meios de transporte e desestimular o uso do carro. Em 2012 criou-se a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que incentivou todas as cidades brasileiras a criarem planos de mobilidade e buscarem essas soluções. Em 2015 foi criado o Plano de Mobilidade Urbana de Joinville, que trouxe planos de melhoria no sistema de transporte cicloviário. Este trabalho fornece dados gerais e fundamentação teórica para entender as diversas formas de organizar o espaço cicloviário urbano, e teve como objetivo avaliar as mudanças implantadas pelo Plano Diretor de Transportes Ativos (PDTA) de Joinville nos trechos que interligam a centralidade em volta do terminal norte à centralidade em volta das universidades Udesc e Univille. Para tanto, utilizou-se a metodologia de avaliação Bicycle Environmental Quality Index (BEQI), uma pesquisa quantitativa e observacional escolhida pela sua abrangência de múltiplos indicadores, com o intuito de comparar os resultados já obtidos em 2015 antes do plano, com novos resultados obtidos em 2018 depois de sua aplicação. A área foi dividida em seis trechos que além de outras ruas menores envolve como principais, a Santos Dumont, a Tenente Antônio João e a Dona Francisca. Dentre os resultados, percebe-se a coerência das propostas, que mantêm um padrão mínimo de bicicletabilidade e diminuem a discrepância na qualidade entre os trechos. Propõem-se, ainda, melhorias, trabalhos futuros e diretrizes de ação para este modo de deslocamento na cidade.
Palavras-chave: Transporte por bicicleta. Avaliação de sistemas cicloviários. Índice de qualidade cicloviária.