Avaliação da percepção de segurança em relação à presença de três tipos de infraestrutura cicloviária em cruzamentos não semaforizados

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Planejamento Urbano

Veículo

Transportes

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Claudinei Moreira Diniz e Marcos Antônio Garcia Ferreira

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

Avaliação

Palavra chave 2

Infraestrutura

Palavra chave 3

infraestrutura cicloviária

Palavra chave 4

Percepção de segurança

Palavra chave 5

Segurança viária

Descrição

Nos cruzamentos, a concentração de pontos de conflito e a necessidade de circulação em meio ao fluxo de veículos motorizados causa nos ciclistas uma maior sensação de insegurança. Desse modo, o presente estudo analisa a percepção de segurança viária em cruzamentos urbanos não semaforizados em relação a presença de infraestrutura cicloviária dedicada aos ciclistas. A metodologia foi baseada na coleta de dados por questionário on-line que buscou identificar a percepção de segurança de usuários de bicicleta para uma série de cenários, com e sem a presença de infraestrutura cicloviária. Os dados foram analisados por meio de métodos de estatística descritiva e inferencial, nos quais foram comparadas as respostas por tipo de infraestrutura e por tipo conflito. Os resultados encontrados mostram que cenários com a presença de ciclovia no canteiro central tendem a ser percebidos como os mais seguros, enquanto que cenários com vias compartilhadas são percebidos como os mais inseguros.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.